Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Jheovanne Gamaliel Silva de-
dc.date.accessioned2024-04-10T18:30:23Z-
dc.date.available2023-09-19-
dc.date.available2024-04-10T18:30:23Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29957-
dc.description.abstractThe objective of this work is to understand Arthur Schopenhauer's (1788 – 1860) thought on education and its with morality in the midst of a metaphysics consideration of the Will as an essential center for philosophy. The specific objectives are to understand his philosophical organism that considers the Will as a thing-in-itself, to explain how Schopenhauer understands education, and to analyze the concept of morality and whether or not it can be taught and changed by education. For Schopenhauer, developing self-knowledge is essential to is studying for the investigation of character and its repercussions on the agent's moral questions. Therefore, in view of a moral conception that points to a determinism on the part of Schopenhauer, who considers it descriptive, and based on compassion and not being taught, but apprehended, the “ethics of improvement” provides the individual with a possibility of selfknowledge , which guides reason from feelings. Consider an education that produces repentance and a sincere desire not to repeat the same mistakes, however much it cannot alter your natural inclination. In this way, for Schopenhauer, education should not aim at a moral change, which is impossible in its philosophical framework, but should have the role of producing selfknowledge in which the student is the protagonist in this process so that, finally, he himself can circumvent what is undesirable.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-10T18:30:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JheovanneGamalielSilvaDeAbreu_Dissert.pdf: 2215830 bytes, checksum: 4c62dee53e7fd7febdd6257d385aadf6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T18:30:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JheovanneGamalielSilvaDeAbreu_Dissert.pdf: 2215830 bytes, checksum: 4c62dee53e7fd7febdd6257d385aadf6 (MD5) Previous issue date: 2023-07-06en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectÉtica da melhoriapt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectWillpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMetaphysicspt_BR
dc.subjectEthics of Improvementpt_BR
dc.titleEducação e moralidade na metafísica de Arthur Schopenhauerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bonneau, Cristiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2670125943797682pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794867231420975pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é o de compreender o pensamento de Arthur Schopenhauer (1788 – 1860) sobre a educação e sua relação para com a moralidade em meio a uma consideração de metafísica da Vontade como centro imprescindível para a filosofia. Desta feita, os objetivos específicos são o de entender o seu organismo filosófico que considera a Vontade como coisaem-si, de explicar como Schopenhauer entende a educação e de analisar o conceito de moralidade, e se ela pode ou não ser ensinada e alterada por meio da educação. Para Schopenhauer, desenvolver o autoconhecimento é imprescindível para a investigação do caráter e sua repercussão nas questões morais do agente. Portanto, diante uma concepção moral que aponta para um determinismo por parte de Schopenhauer, que a considera descritiva, e ter como fundamento a compaixão e de não ser ensinada, mas apreendida, a “ética da melhoria” proporciona ao indivíduo uma possibilidade de autoconhecimento, que orienta a razão a partir dos sentimentos. Considera-se uma educação que produza o arrependimento e o desejo sincero de não mais repetir os mesmos erros, por mais que não possa alterar sua inclinação natural. Desta forma, para Schopenhauer, a educação não deve visar uma alteração moral, o que é impossível em seu arcabouço filosófico, mas de ter o papel de produzir um autoconhecimento em que o aluno seja protagonista neste processo para que, por fim, ele mesmo possa contornar o que é indesejável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFilosofiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JheovanneGamalielSilvaDeAbreu_Dissert.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons