Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbrantes, Iranilda de Araújo Lima-
dc.date.accessioned2024-04-10T22:15:27Z-
dc.date.available2024-04-10-
dc.date.available2024-04-10T22:15:27Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29962-
dc.description.abstractMany studies have emphasized the importance of teaching botany in secondary education, but the approach to this content remains a challenge for most educators. This is due to the perception that botany is complex and not very engaging for students. To tackle this issue, methods that promote a connection with everyday life and student involvement are essential for achieving meaningful learning. The aim of this study was to investigate the methodologies used to teach botany in Brazilian public schools, through a literature review using qualitative, quantitative and descriptive approaches. Twelve articles were selected from 11 journals, in which the teaching methods were identified and categorized as: lectures, practical classes, discussions, excursions, simulations, individualized instruction and projects. Of the eight teaching methods investigated, five were found to occur: lectures, practical classes, discussions, excursions and simulations. The results show that practical lessons and lectures are the most common approaches, present in 100% and 91.7% of the articles, respectively. Discussions accounted for 33.3%, excursions for 25.0% and simulations for 16.7%. Combinations of didactic modalities were frequent and successful in the teaching-learning process. The lecture was mainly used as an introduction to the topics in conjunction with other modalities. Demonstrations, individualized instruction and projects were not found in the articles analyzed. These studies were published in journals classified by Qualis/CAPES in categories ranging from A1 to C, including non-qualified journals. This literature review is relevant for high school biology teachers, highlighting the importance of adapting different teaching methods to ensure effective and meaningful learning, with an emphasis on contextualization and student involvement in the teaching of botany. In this way, educators can promote a stimulating and relevant learning environment, enabling students to explore the fascinating world of Botany in a more engaging and accessible way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-10T22:15:27Z No. of bitstreams: 1 IALA10042024.pdf: 928414 bytes, checksum: 0bd243a32a8683902ac77e70acd400c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T22:15:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IALA10042024.pdf: 928414 bytes, checksum: 0bd243a32a8683902ac77e70acd400c9 (MD5) Previous issue date: 2023-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantil - Contextualizaçãopt_BR
dc.subjectModalidades didáticaspt_BR
dc.titleBotânica no ensino médio: uma revisão bibliográfica acerca dos métodos aplicados ao ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Fernando Ferreira de-
dc.description.resumoMuitos estudos enfatizam a relevância do ensino de Botânica no Ensino Médio (EM), mas a abordagem desse conteúdo continua a ser um desafio para a maioria dos educadores. Isso ocorre devido à percepção de que a Botânica é complexa e pouco cativante para os alunos. Para enfrentar essa questão, métodos que promovem a conexão com o cotidiano e o envolvimento dos estudantes são essenciais para alcançar um aprendizado significativo. O objetivo deste estudo é investigar as metodologias usadas no ensino de Botânica nas escolas públicas brasileiras, por meio de uma revisão bibliográfica que utiliza abordagens qualitativa, quantitativa e descritiva. Selecionou-se 12 artigos em 11 revistas, em que as modalidades didáticas foram identificadas e categorizadas, como sendo: aulas expositivas, aulas práticas, discussões, excursões, simulações, instruções individualizadas e projetos. Das oito modalidades didáticas investigadas, identificou-se a ocorrência de cinco: aulas expositivas, aulas práticas, discussões, excursões e simulações. Os resultados revelam que as aulas práticas e as aulas expositivas são as abordagens mais comuns, presentes em 100% e 91,7% dos artigos, respectivamente. Discussões representam 33,3%, excursões 25,0% e simulações 16,7%. As combinações de modalidades didáticas foram frequentes e bem-sucedidas no processo de ensino-aprendizagem. A aula expositiva foi usada principalmente como introdução aos tópicos em conjunto com outras modalidades. As modalidades de demonstrações, instruções individualizadas e projetos não foram encontradas nos artigos analisados. Esses estudos foram publicados em revistas classificadas pelo Qualis/CAPES em categorias que variam de A1 a C, incluindo revistas não qualificadas. Esta revisão bibliográfica é relevante para professores de Biologia do ensino médio, destacando a importância de adaptar diferentes métodos de ensino para garantir um aprendizado eficaz e significativo, com ênfase na contextualização e no envolvimento dos alunos no ensino de Botânica. Assim, os educadores podem promover um ambiente de aprendizado estimulante e relevante, capacitando os estudantes a explorar o mundo fascinante da Botânica de forma mais envolvente e acessível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IALA10042024.pdf906,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.