Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Alisson dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-10T22:24:03Z-
dc.date.available2024-04-10-
dc.date.available2024-04-10T22:24:03Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29963-
dc.description.abstractThe general objective of this work was to analyze a collection of Elementary School textbooks relating to the approach and activities of Financial Mathematics and Financial Education. The focus of the analysis was based on percentage content, since the skills of the BNCC National Common Curricular Base (Brazil, 2018) propose percentage work in the context of Mathematics/Financial Education. Our research work was qualitative, bibliographic in nature, and was theoretically based on texts from other researchers, in addition to the BNCC document. Regarding the results of our study, it is in the books for the 6th to 9th years of Elementary School that we find more activities linked to Financial Mathematics, but there are no proposals for the use of technologies, whether in the approach to the content or in the activities directed to the topic. In the 6th year book, despite the author covering percentage content in more than one Chapter, we found few activities, with some limited to direct calculations, without contexts. In the 8th grade book we did not find activities related to the theme. We conclude, therefore, the need to include technologies in the context of Financial Education, ensuring that student learning occurs actively and takes into account current training demands. Furthermore, we believe it is important to expand contextualized activities linked to BNCC skills, expanding students' training in Financial Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-10T22:24:03Z No. of bitstreams: 1 ASC10042024.pdf: 1731227 bytes, checksum: a4375b200c4fd6f5a4692c58d182c553 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T22:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ASC10042024.pdf: 1731227 bytes, checksum: a4375b200c4fd6f5a4692c58d182c553 (MD5) Previous issue date: 2023-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleMatemática financeira e educação financeira: análise de livros didáticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral a análise de uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental referente a abordagem e atividades da Matemática Financeira e Educação Financeira. O foco da análise se deu a partir do conteúdo de porcentagem, uma vez que as habilidades da Base Nacional Comum Curricular BNCC (Brasil, 2018) propõem o trabalho de porcentagem no contexto da Matemática/Educação Financeira. Nosso trabalho de pesquisa foi de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, e teve como base teórica textos de outros pesquisadores, além do documento da BNCC. No que se refere aos resultados do nosso estudo, é nos livros do 6° ao 9°anos do Ensino Fundamental que encontramos mais atividades vinculadas à Matemática Financeira, mas não há propostas para o uso de tecnologias, seja na abordagem do conteúdo ou nas atividades direcionadas ao tema. No livro do 6°ano, apesar de o autor abordar o conteúdo de porcentagem em mais de um Capítulo, constatamos poucas atividades, tendo algumas limitadas aos cálculos diretos, sem contextos. No livro do 8° ano não encontramos atividades relacionadas a temática. Concluímos, portanto, a necessidade de incluir as tecnologias no contexto da Educação Financeira, fazendo com que o aprendizado dos estudantes ocorra de maneira ativa e contemple demandas de formação da atualidade. Além disso, entendemos ser importante a ampliação de atividades contextualizadas atreladas às habilidades da BNCC, ampliando a formação dos estudantes em Educação Financeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASC10042024.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.