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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29991
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma análise da produção científica sobre a creative accounting nos principais periódicos internacionais da área (2018-2022)
Autor(es): Nascimento, Wilder Pontes do
Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em analisar a visão dos artigos publicados sobre a Creative Accounting nos principais periódicos nacionais e internacionais. A Creative Accounting diz respeito ao uso da flexibilidade das normas contábeis, nas quais os profissionais da área utilizam-se das lacunas interpretativas nas normas e práticas contábeis que afetam os resultados das Organizações. Tudo isso para que se garanta uma visão melhorada dos resultados alcançados por essas empresas. Para tanto, fez-se uma análise bibliométrica na base de dados dos Periódicos da Capes, utilizando como palavra-chave de pesquisa o termo Creative Accounting. Delimitou-se a pesquisa, utilizando filtros para que se pudesse chegar aos objetivos propostos, dessa forma, foram encontrados 23 artigos que, inicialmente, atendiam aos objetivos, mas que durante a leitura dos mesmos, mas foi constatado que apenas 5 eram favoráveis à pesquisa em questão. Ressalta-se que foram encontrados termos pertinentes ao tema, tais quais flexibilidade, manipulação e fraude. Segundo os artigos estudados, a Creative Accounting é indicada como uma manipulação contábil e que esta é utilizada para maquiar demonstrações que serão favoráveis para possíveis investimentos nas instituições. Identifica-se, com essa prática, a má fé ou despreparo dos profissionais da Contabilidade na preparação dessas informações, porém, a Contabilidade deve ser clara, hábil, idônea e transparente, apresentando confiabilidade. Pode-se concluir que as leis e as normas que regem a Contabilidade não transpassam por todas as transações, visto que existem lacunas nas demonstrações das empresas que podem ser utilizadas para burlar a visão passada para o mercado. No que se refere aos interesses para o uso dessa maquiagem, contatamos que existem diversas razões, que podem ser tanto pessoais, quanto de mercado, no que tange a demonstrar que o financeiro se encontra favorável a investimentos em tais instituições. Para trabalhos futuros, sugere-se a realização de pesquisa de campo, a fim de identificar a percepção do profissional contábil, empresários e investidores em relação ao uso da Creative Accounting.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Contabilidade
Ética
Creative Accounting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29991
Data do documento: 25-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

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