Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Pedro Thiago-
dc.date.accessioned2024-04-15T14:25:28Z-
dc.date.available2024-04-15T14:25:28Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29993-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-04-15T14:25:12Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroThiagoRodrigues_TCC.pdf: 846107 bytes, checksum: a7a82ed2f2cad9870e2df62c9834c1ce (MD5) PedroThiagoRodrigues_TERMO.pdf: 487000 bytes, checksum: 1934a4d0325d0eeadbd8e03b39724176 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-04-15T14:25:28Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroThiagoRodrigues_TCC.pdf: 846107 bytes, checksum: a7a82ed2f2cad9870e2df62c9834c1ce (MD5) PedroThiagoRodrigues_TERMO.pdf: 487000 bytes, checksum: 1934a4d0325d0eeadbd8e03b39724176 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T14:25:28Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroThiagoRodrigues_TCC.pdf: 846107 bytes, checksum: a7a82ed2f2cad9870e2df62c9834c1ce (MD5) PedroThiagoRodrigues_TERMO.pdf: 487000 bytes, checksum: 1934a4d0325d0eeadbd8e03b39724176 (MD5) Previous issue date: 2023-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Contábilpt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleA presença Indígena na educação contábil: um estudo de caso no campus IV da UFPBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA presença dos povos indígenas nas instituições universitárias é de importância significativa e em contínua transformação, espelhando o esforço, dos povos tradicionais, para garantir a inclusão e o reconhecimento das culturas indígenas no contexto do Ensino Superior. Essa participação pode ser vista como uma porta de entrada para o aprendizado estruturado, impulsionando a multiplicidade cultural e fortificando as próprias identidades indígenas. Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, que teve o objetivo de investigar os motivos que inibem ou incentivam os alunos indígenas a escolherem o curso de Ciências Contábeis como formação superior nesse contexto específico. A metodologia empregada na pesquisa foi mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. A amostra selecionada foi composta por alunos indígenas matriculados ou graduados no referido curso. Assim, a participação foi determinada considerando a disponibilidade e a adesão voluntária dos alunos à pesquisa. Ao final, a amostra totalizou onze participantes, sendo seis alunos e cinco egressos. Os resultados apontam que os indígenas do curso de Ciências Contábeis consideram a matriz curricular do curso como eficiente. Constata-se que os mesmos recebem apoio em suas necessidades como estudantes, contudo, há desafios, como a necessidade do curso promover mais atividades práticas, proporcionando interação com o mercado de trabalho e ações capazes de auxiliar nas dificuldades individuais. A partir disso, conclui-se que é necessária à formulação de políticas e programas educacionais na universidade, visando a redução das desigualdades e o fortalecimento da diversidade cultural no Ensino Superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroThiagoRodrigues_TCC.pdfTCC826,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PedroThiagoRodrigues_TERMO.pdfTERMO475,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons