Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouveia, Alexandre Márcio da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-17T14:26:10Z-
dc.date.available2023-09-11-
dc.date.available2024-04-17T14:26:10Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30018-
dc.description.abstractIn the pre-classic period, the Aryan people colonizing the Ganges valley developed indigenous religious traditions based on Vedism, the birthplace of Buddhism. Starting on this geocultural scenario, the present paper aims to present and elucidate, diachronically, the historical-critical background i.e. the (de)construction of narratives throughout the transmission of the Buddha-dharma 仏法 in Mahāyāna Buddhism since its origin in India, through the transposition to China and continuing to Japan via the lineage of Eihei Dōgen Zenji 永平道元禪師 until its arrival in Brazil. Meanwhile, we adopt a methodology of epistemological qualitative nature, under tools offered by the theory of ethno-historiographical on cultural studies including two specific objectives: review, as comparative literature in the soteriology surrounding those who seek Zen 禪, the sociocultural settings that unfold during the emergence & disappearance of Buddhism for better understand the phenomenology of this Religion among other Religions; and identify emphatic points as hermeneutic interpretation on the Buddhist paradigm in the world of ‘Form’ (rūpa-dhātu 色界) versus its opposite manifestation, the ‘Emptiness’ (ārūpya-dhātu 無色界). Thus, bringing ad hoc authors in the Religions historicity, we write four chapters into a compact narrative along 25 centuries from Asia to the Americas, emphasizing Zen-bukkyō 禪仏教.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-17T14:26:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandreMárcioDaSilva_Dissert.pdf: 54955846 bytes, checksum: aabf1b5610166c0a8bbe68a0cf4ffd92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T14:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandreMárcioDaSilva_Dissert.pdf: 54955846 bytes, checksum: aabf1b5610166c0a8bbe68a0cf4ffd92 (MD5) Previous issue date: 2023-07-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBudismopt_BR
dc.subjectEihei Dogen - Linhagempt_BR
dc.subjectZenpt_BR
dc.subjectCiências das religiõespt_BR
dc.subjectBuddhismpt_BR
dc.subjectEihei Dōgen - Lineagept_BR
dc.subjectScience of Religionspt_BR
dc.titleA-Rupya (Forma-[ou]-Vazio): o Buddha-dharma da origem às Américas via linhagem Eihei Dogenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gnerre, Maria Lucia Abaurre-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 17/04/2024pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 17/04/2024pt_BR
dc.description.resumoNo período pré-clássico, os povos ārianos colonizando o vale do Ganges desenvolveram tradições religiosas autóctones alicerçadas no Vedismo, palco onde eclode o Budismo. Nesses substratos, objetiva-se aqui apresentar e esclarecer, diacronicamente, o background histórico-crítico i.e. a (des)construção de narrativas ao longo da transmissão do Buddha-dharma 仏 法 no Budismo mahāyāna desde a sua origem na Índia, pela transposição à China e prosseguindo ao Japão via linhagem do Mestre Eihei Dōgen 永平道元 禪師 até sua chegada ao Brasil. Entrementes, adota-se uma metodologia de natureza epistemológica qualitativa etno-historiográfica, sob ferramentas oferecidas pela teoria dos estudos culturais pontuando-se dois objetivos específicos: revisar, enquanto literatura comparada na soteriologia envolvente àqueles que buscam o Zen 禪, os bastidores socioculturais que se desdobram durante o aparecimento & desaparecimento do Budismo para melhor entendimento da fenomenologia desta Religião entre as Outras; e identificar, enquanto interpretação hermenêutica e hagiográfica, pontos enfáticos tratando o paradigma budista do mundo da ‘Forma’ (rūpa-dhātu 色界) versus sua manifestação oposta, o ‘Vazio, Vacuidade’ (ārūpya-dhātu 無色界). Dessarte, trazendo autores ad hoc à historicidade das Religiões, costuramos quatro capítulos numa compacta narrativa ao longo de 25 séculos da Ásia às Américas, enfática ao Budismo-zen.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexandreMárcioDaSilva_Dissert.pdf53,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons