Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Rodrigo da Silva Lima-
dc.date.accessioned2024-04-17T20:56:04Z-
dc.date.available2024-04-17-
dc.date.available2024-04-17T20:56:04Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30030-
dc.description.abstractThe use of technological resources in education has contributed to teachers making their classes more dynamic and attractive to students. In this perspective, the use of spreadsheets has been a supporting tool for teaching Mathematics, aiming to enhance learning in the classroom. This study aims to analyze some bibliographies that show the importance of using spreadsheets as didactic instruments to enhance the teaching-learning process in Mathematics classes. It is a qualitative bibliographic research. A study survey was conducted on the subject in the main databases from 2003 to 2023. We conclude that the use of spreadsheets, besides being simple and fun, relates theory and practice; it can contribute to the student's knowledge construction process in mathematical concepts, provided that the teacher encourages active participation, reflecting on the object of study in order to generate new knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-17T20:56:04Z No. of bitstreams: 1 RSLB17042024.pdf: 458131 bytes, checksum: 3b94f8150a4843e223fc96d9f78cd31a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T20:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSLB17042024.pdf: 458131 bytes, checksum: 3b94f8150a4843e223fc96d9f78cd31a (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPlanilhas eletrônicaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.titleA utilização de planilhas eletrônicas como instrumento didático no processo de ensino e aprendizagem da matemática: uma análise bibliográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Gonçalves dos-
dc.description.resumoA utilização de recursos tecnológicos, no âmbito educacional, tem contribuído para que os docentes dinamizem as suas aulas e as deixem mais atrativas aos alunos. Nessa perspectiva, o uso de planilhas eletrônicas tem sido um suporte de apoio para o ensino da Matemática, a fim de potencializar o aprendizado na disciplina em sala de aula. O presente estudo tem como objetivo analisar algumas bibliografias que mostram a importância da utilização de planilhas eletrônicas como instrumentos didáticos com intenção de potencializar o processo de ensinoaprendizagem na sala de aula da Matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Foi realizado levantamento de estudo sobre a temática nas principais bases de dados de 2003 a 2023. Concluímos que a utilização da planilha eletrônica, além de ser simples e divertida, relaciona teoria e prática; pode contribuir no processo de construção do conhecimento do aluno nos conceitos matemáticos, desde que o professor o estimule a participar ativamente, de modo a refletir sobre o objeto de estudo, a fim de gerar novos saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSLB17042024.pdf447,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.