Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Maria Carolina Gomes-
dc.date.accessioned2024-04-17T21:13:56Z-
dc.date.available2024-04-17-
dc.date.available2024-04-17T21:13:56Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30032-
dc.description.abstractThe work presented here as a Capstone Project, aims to reflect on the learning and teaching of cartography, relating academic education with teaching practice in middle school, especially in the final years. The interest in investigating and analyzing the theme came from the teaching experience and the selected theme, through activities developed during the subject Supervised Teaching Internship II, making me reflect on my education and the subjects that involve the topics of this field, that are fundamental to Geography. Therefore, this work is composed of my experience report, being supported by bibliographic research and elaborated with my personal experiences in Supervised Teaching Internship II, from the major of Geography (Licensure) in the Federal University of Paraíba (UFPB) – Campus I. That said, the internship occurred in a sixth-grade class in a middle school named Technical Integral Citizen School Padre Hildon Bandeira, located in the neighborhood Torre in the city of João Pessoa, in Paraiba State. In this sense, it highlighted the importance of the subject School Cartography to my education, since it was because of it that I could teach with confidence, using cartographic language and contributing to a significant Geography education in the students’ lives, valuing and spacializing the reality in which they are a part of. Furthermore, dealing with the students’ distractions and inquietude during the internship was very challenging, but those moments were important to understand the daily life of a teacher and reflect on the different schools’ realities. Hence, the Supervised Internship is a space for reflection and construction of a professional identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-17T21:13:56Z No. of bitstreams: 1 MCGM17042024.pdf: 1270888 bytes, checksum: 68fa366f575f1902b4faa2707d0c2d37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T21:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCGM17042024.pdf: 1270888 bytes, checksum: 68fa366f575f1902b4faa2707d0c2d37 (MD5) Previous issue date: 2023-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.titleEntre o aprender e o ensinar cartografia: relato de experiência no estágio supervisionado em geografia na ECIT Padre Hildon Bandeira - João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Maria Adailza Martins de-
dc.description.resumoO presente trabalho ora apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), busca refletir sobre o aprender e o ensinar Cartografia, relacionando a formação acadêmica com a prática docente no ensino fundamental, especialmente nos anos finais. O interesse em investigar e analisar essa temática se deu a partir da regência e do conteúdo selecionado, por intermédio das atividades desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado de Ensino II, o que me fez refletir sobre a minha formação e sobre as disciplinas que tratam dos conteúdos deste campo do conhecimento, fundamental para a Geografia. Dessa forma, este trabalho constitui-se num relato de experiência, apoiado na pesquisa bibliográfica e elaborado com base nas minhas vivências no Estágio Supervisionado de Ensino II, vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus I. Diante disso, a realização do mesmo se deu em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da ECIT Padre Hildon Bandeira, situada no bairro da Torre em João Pessoa-PB. Com isso, destaca-se a importância da contribuição do componente curricular de Cartografia Escolar para a minha formação, pois foi a partir dela que pude realizar minha regência de maneira confiante, fazendo o uso da linguagem cartográfica e contribuindo para um ensino de Geografia significativo na vida do(a)s aluno(a)s, valorizando e espacializando a realidade em que estão inseridos. Além disso, lidar com as distrações e inquietações do(a)s estudantes durante o estágio foi bastante desafiador, mas vale ressaltar, que estes momentos foram importantes para entender o cotidiano do professor e refletir sobre as diferentes realidades escolares. Com isso, o Estágio Supervisionado é um espaço de reflexão e de construção da identidade profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCGM17042024.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.