Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Alexandre Fernandes-
dc.date.accessioned2024-04-18T10:26:38Z-
dc.date.available2023-09-09-
dc.date.available2024-04-18T10:26:38Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30037-
dc.description.abstractResearch participant of immersion about "Taiyō Ongaku-tai [Sun Musical Band]", funded in 1991, in the city of Caicó, in the countryside of the State of Rio Grande do Norte, Brazil. It is about a youth male community of musical practice, linked to Brasil Sōka Gakkai Internacional (BSGI), emerged in the middle of 20th century and oriented by Nichiren Buddhism. By ethnomusicological perspective, this study aims to document the emer- gence, establishment, maintenance and adaptation of this community, observing the cultural behavior of the social actors while musicians and supporters of this SGI neo-buddhism. First, this thesis situates the genesis of the BSGI and the Ongaku-tai Band, since its early days in Japan until its transculturation in Brazil, including the northeast region. The musical band creates one of the strategies of cohesion, dissemination and continuity of the values of the Sōka Culture. In the narratives of this group, constantly resonates words as "bringing hope and cour- age through the music". By dialoging with studies about bands and about BSGI and being this in- stitution, an ideology that emigrates from Japan to Brazil, we aim that the present research can align to the reflections of broader references, like the conduct of the social minorities between places, of intercultural and translocal contexts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-18T10:26:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandreFernandesMaia_Dissert.pdf: 13220673 bytes, checksum: 8bf69b0579253c36045177ff88b1c90e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-18T10:26:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandreFernandesMaia_Dissert.pdf: 13220673 bytes, checksum: 8bf69b0579253c36045177ff88b1c90e (MD5) Previous issue date: 2022-08-12en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectCultura japonesapt_BR
dc.subjectSōka Gakkaipt_BR
dc.subjectOngaku-tai - Bandapt_BR
dc.subjectTranslocalidade - Nordeste - Comunidades de práticapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectEthnomusicologypt_BR
dc.subjectJapanese culturept_BR
dc.subjectOngaku-tai - Bandpt_BR
dc.subjectTranslocality - Northeast - Communities of practicept_BR
dc.titleBanda Taiyō Ongaku-tai: ressonâncias da cultura Sōka no “sertão do Caicó”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Satomi, Alice Lumi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073986486219986pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2360476613185138pt_BR
dc.description.resumoPesquisa participante de imersão sobre a “Taiyō Ongaku-tai [Banda de Música Sol]”, fundada em 1991, em Caicó (RN). Trata-se de uma comunidade de prática musical juvenil masculina, vinculada ao Brasil “Sōka Gakkai [Socie-dade de criação de valores] Internacional (BSGI), surgido em meados do século XX e norteado pelo budismo Nichiren. Sob perspectiva etnomusicológica o estudo objetiva documentar o surgi-mento, estabelecimento, manutenção e adaptação dessa comunidade, obser-vando o comportamento cultural dos atores sociais enquanto músicos e adeptos desse neo-budismo SGI. Antes a dissertação situa a gênesis da BSGI e da banda ongaku-tai, desde o Japão até sua translocalidade no Brasil, incluindo o Nordeste. A banda musical constitui uma das estratégias de coesão, dissemina-ção e continuidade dos valores da cultura Sōka. Nas narrativas desse grupo res-soam, constantemente, palavras como levar esperança e coragem através da música. Ao dialogar com estudos sobre bandas e sobre BSGI e sendo esta insti-tuição uma ideologia que emigra do Japão para o Brasil, almeja-se que a pre-sente pesquisa possa alinhar-se às reflexões de referências mais amplas, como as condutas de minorias sociais de entre lugares, ou contextos interculturais e translocais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexandreFernandesMaia_Dissert.pdf12,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons