Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30037Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maia, Alexandre Fernandes | - |
| dc.date.accessioned | 2024-04-18T10:26:38Z | - |
| dc.date.available | 2023-09-09 | - |
| dc.date.available | 2024-04-18T10:26:38Z | - |
| dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30037 | - |
| dc.description.abstract | Research participant of immersion about "Taiyō Ongaku-tai [Sun Musical Band]", funded in 1991, in the city of Caicó, in the countryside of the State of Rio Grande do Norte, Brazil. It is about a youth male community of musical practice, linked to Brasil Sōka Gakkai Internacional (BSGI), emerged in the middle of 20th century and oriented by Nichiren Buddhism. By ethnomusicological perspective, this study aims to document the emer- gence, establishment, maintenance and adaptation of this community, observing the cultural behavior of the social actors while musicians and supporters of this SGI neo-buddhism. First, this thesis situates the genesis of the BSGI and the Ongaku-tai Band, since its early days in Japan until its transculturation in Brazil, including the northeast region. The musical band creates one of the strategies of cohesion, dissemination and continuity of the values of the Sōka Culture. In the narratives of this group, constantly resonates words as "bringing hope and cour- age through the music". By dialoging with studies about bands and about BSGI and being this in- stitution, an ideology that emigrates from Japan to Brazil, we aim that the present research can align to the reflections of broader references, like the conduct of the social minorities between places, of intercultural and translocal contexts. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-18T10:26:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandreFernandesMaia_Dissert.pdf: 13220673 bytes, checksum: 8bf69b0579253c36045177ff88b1c90e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-18T10:26:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandreFernandesMaia_Dissert.pdf: 13220673 bytes, checksum: 8bf69b0579253c36045177ff88b1c90e (MD5) Previous issue date: 2022-08-12 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Música | pt_BR |
| dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
| dc.subject | Cultura japonesa | pt_BR |
| dc.subject | Sōka Gakkai | pt_BR |
| dc.subject | Ongaku-tai - Banda | pt_BR |
| dc.subject | Translocalidade - Nordeste - Comunidades de prática | pt_BR |
| dc.subject | Music | pt_BR |
| dc.subject | Ethnomusicology | pt_BR |
| dc.subject | Japanese culture | pt_BR |
| dc.subject | Ongaku-tai - Band | pt_BR |
| dc.subject | Translocality - Northeast - Communities of practice | pt_BR |
| dc.title | Banda Taiyō Ongaku-tai: ressonâncias da cultura Sōka no “sertão do Caicó” | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Satomi, Alice Lumi | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2073986486219986 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2360476613185138 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Pesquisa participante de imersão sobre a “Taiyō Ongaku-tai [Banda de Música Sol]”, fundada em 1991, em Caicó (RN). Trata-se de uma comunidade de prática musical juvenil masculina, vinculada ao Brasil “Sōka Gakkai [Socie-dade de criação de valores] Internacional (BSGI), surgido em meados do século XX e norteado pelo budismo Nichiren. Sob perspectiva etnomusicológica o estudo objetiva documentar o surgi-mento, estabelecimento, manutenção e adaptação dessa comunidade, obser-vando o comportamento cultural dos atores sociais enquanto músicos e adeptos desse neo-budismo SGI. Antes a dissertação situa a gênesis da BSGI e da banda ongaku-tai, desde o Japão até sua translocalidade no Brasil, incluindo o Nordeste. A banda musical constitui uma das estratégias de coesão, dissemina-ção e continuidade dos valores da cultura Sōka. Nas narrativas desse grupo res-soam, constantemente, palavras como levar esperança e coragem através da música. Ao dialogar com estudos sobre bandas e sobre BSGI e sendo esta insti-tuição uma ideologia que emigra do Japão para o Brasil, almeja-se que a pre-sente pesquisa possa alinhar-se às reflexões de referências mais amplas, como as condutas de minorias sociais de entre lugares, ou contextos interculturais e translocais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Música | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AlexandreFernandesMaia_Dissert.pdf | 12,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
