Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30045
Tipo: | Dissertação |
Título: | Proposta de melhoria do processo de treinamento em uma concessionária de caminhões, no estado da Paraíba |
Autor(es): | Souza, Gabrielle Ingrid Oliveira e |
Primeiro Orientador: | Diniz, Adriana Valéria Santos |
Resumo: | Visando acompanhar tanto as exigências de mercado quanto a gestão de pessoas e conhecimentos, este trabalho traz uma leitura sobre os processos de treinamentos oferecidos por uma empresa privada no Estado da Paraíba, focando principalmente nos treinamentos internos planejados e organizados pela própria instituição. Com o objetivo de avaliar o processo de treinamento como ferramenta de gestão de aprendizado foi realizado um levantamento documental, mapeados os processos de treinamentos internos e entrevistas com os gestores. Para coleta dos dados documentais foram considerados os cursos realizados por todos os funcionários (matriz e filial), sendo selecionados aqueles que participaram entre 2019 e 2020. Para o mapeamento do processo foi realizada reunião com a equipe envolvida no processo, sendo o desenho feito no programa Bizagi Modeler e análise através da ISO/TR26122. Para as entrevistas, foram selecionados seis gestores dos quatro principais setores, que tiveram suas falas divididas nos pontos fortes e fracos do processo de treinamento. Ao final desse trabalho as análises foram transformadas em uma matriz SWOT que busca servir de guia para a organização implantar melhorias em seu processo, aliado a essa ferramenta são apontadas ações baseadas na NBR/ISO10012 das diretrizes de treinamentos. A principal conclusão que podemos extrair desse estudo é que apesar da existência de estrutura física, equipe dedicada a organização dos treinamentos e investimentos constantes em qualificação, só essas medidas sem conhecimento dos objetivos dos treinamentos, sem determinação de índices, sem registros de todas as ações de educação corporativa disponíveis e sem planejamento adequado, levam a falta de informações sobre o impacto dos treinamentos para os resultados da empresa estudada. |
Abstract: | Aiming to follow both the market requirements and the management of people and knowledge, this work brings a reading about the training processes offered by a private company in the State of Paraíba, focusing mainly on internal training planned and organized by the institution itself. With the objective of evaluating the training process as a learning management tool, a documental survey was carried out, mapping the internal training processes and interviews with managers. For the collection of documentary data, the courses taken by all employees (headquarters and branch) were considered, and those who participated between 2019 and 2020 were selected. Bizagi Modeler program and analysis through ISO/TR26122. For the interviews, six managers from the four main sectors were selected, whose speeches were divided into the strengths and weaknesses of the training process. At the end of this work, the analyzes were transformed into a SWOT matrix that seeks to serve as a guide for the organization to implement improvements in its process. The main conclusion that we can draw from this study is that despite the existence of a physical structure, a team dedicated to the organization of training and constant investments in qualification, only these measures without knowledge of the training objectives, without determination of indices, without records of all actions of corporate education available and without adequate planning, lead to a lack of information about the impact of training on the results of the studied company. |
Palavras-chave: | Treinamento profissional Educação profissional Mapeamento de processo Desenvolvimento de processo Education Training Development Process mapping |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30045 |
Data do documento: | 29-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GabrielleIngridOliveiraESouza_Dissert.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons