Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3004Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Alexandre Venâncio da | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-27T12:15:15Z | - |
| dc.date.available | 2017-11-27T12:15:15Z | - |
| dc.date.issued | 2016-06-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3004 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this paper is to present the problem of knowledge in Husserl from the point of view of the application of phenomenological εποχη. We leave the main criticisms that it used forcefully positivist science, specifically the criticism of Husserl the psychologism. In the first chapter, we find it necessary to provide the means of which psychologism want search found the logic in psychology. Also, to list the reasons Husserl countered this idea. We will make a brief presentation of a Husserl reading Descartes and at the same time "justify" their phenomenological methodology based on the method of this French philosopher. Finally, we present the concept of εποχη as what explains this transcendental phenomenology. It is this proposal that we will conclude our research saying that the transcendental world can not be represented by the physical logic mathematical idea or scientistic-psychologist construction. For mores, we perceive things transform and present themselves in many ways, Husserl sees something stable that has always been independent in that its display. It is in this endeavor that finds the phenomenon - the eidos. Which we believe is the great problem of knowledge in Husserl - the failure to recognize this essence present in the same things. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-27T12:15:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AVS15092016.pdf: 720378 bytes, checksum: 59c3493d7b8869b985af566d8ba8cfbe (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-27T12:15:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AVS15092016.pdf: 720378 bytes, checksum: 59c3493d7b8869b985af566d8ba8cfbe (MD5) Previous issue date: 2016-06-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | εποχη | pt_BR |
| dc.subject | fenomenologia | pt_BR |
| dc.subject | lógica pura | pt_BR |
| dc.subject | psicologismo | pt_BR |
| dc.subject | fenômeno | pt_BR |
| dc.subject | eidos | pt_BR |
| dc.title | O sentido da 'EπOX'H fenomenólgica em Husserl | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Azevêdo, Edmilson Alves de | - |
| dc.description.resumo | O objetivo dessa monografia é apresentar o problema do conhecimento em Husserl a partir do ponto de vista da aplicação da εποχη fenomenológica. Partiremos das principais críticas que o mesmo utilizou de forma contundente as ciências positivistas, mais precisamente a crítica de Husserl ao psicologismo. No primeiro capítulo julgamos ser necessário apresentar os meios pelos quais o psicologismo busca querer fundar à lógica na psicologia. Elencaremos também os motivos que Husserl contrapôs a essa ideia. Iremos fazer uma breve apresentação do período em que Husserl que ler Descartes e ao mesmo tempo “justifica” a sua metodologia fenomenológica com base no método deste filósofo francês. Por fim, apresentamos o conceito de εποχη, como aquilo que esclarece essa fenomenologia transcendental. É nesta proposta que concluiremos a nossa pesquisa dizendo que o mundo transcendental não pode ser representado por uma ideia lógica física-matemática ou uma construção cientificista-psicologista. Por mais, que percebamos as coisas se transformarem e se apresentarem de muitas formas, Husserl vê algo estável que sempre foi independente nesse seu mostrar. É nesta empreitada que se localiza o fenômeno – o eidos, do qual acreditamos ser o grande problema do conhecimento em Husserl – o não reconhecimento dessa essência presente nas coisas mesmas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Filosofia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Filosofia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AVS15092016.pdf | 703,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
