Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFontes Filho, José de Arimatéa-
dc.date.accessioned2024-04-19T11:03:47Z-
dc.date.available2023-09-27-
dc.date.available2024-04-19T11:03:47Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30054-
dc.description.abstractThis research provides an overview of the study's theme, which focuses on institutional selfassessment processes conducted by the Federal Institute of Education of Paraíba (IFPB), a higher education institution comprising multiple units throughout the state. These institutions are subject to specific regulations governing the National Higher Education Assessment System (SINAES), which aims to consolidate the national evaluation process of Higher Education Institutions (HEIs), their undergraduate courses, and student academic performance. Within this context, IFPB carries out institutional self-assessment through the Commission for Self- Assessment (CPA), responsible for collecting and analyzing information from faculty, students, administrative staff, and the community surrounding the institution. The purpose of the selfassessment process is to diagnose the conditions under which IFPB operates in higher education, and it is essential for improving the quality of undergraduate and postgraduate courses, research, extension activities, and community engagement. Considering the potential personal, professional, and institutional obstacles related to self-assessment, this research intends to approach evaluation holistically and view it as a fundamental exercise for institutional quality improvement, aiming for continuous development. The self-assessment reports produced by the CPA are relevant for planning and implementing actions that aim to continually enhance the conditions for offering courses and services at IFPB. In this regard, the research focuses on analyzing these reports, seeking to understand their content and presentation methods to provide better visibility and comprehension. With the overall objective of conducting a SWOT analysis (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) of IFPB's selfassessment processes, the research aims to compile insights from the reports and generate suggestions for the organization under study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-19T11:03:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséDeArimatéaFontesFilho_Dissert.pdf: 2339244 bytes, checksum: d94d2fe6789f4ca6e92b4359c7f38796 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-19T11:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséDeArimatéaFontesFilho_Dissert.pdf: 2339244 bytes, checksum: d94d2fe6789f4ca6e92b4359c7f38796 (MD5) Previous issue date: 2023-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoavaliação - IFPB - Relatóriospt_BR
dc.subjectAvaliação Institucional - Relatóriospt_BR
dc.subjectComissão Própria de Avaliação - CPApt_BR
dc.subjectInstituto Federal da Paraíba - IFPBpt_BR
dc.subjectSelf-assessment - IFPB - Reportspt_BR
dc.subjectInstitutional evaluation - Reportspt_BR
dc.subjectCommission for Self-Assessmentpt_BR
dc.subjectFederal Institute of Paraíbapt_BR
dc.titleAnálise Swot dos relatórios de avaliação interna: um diagnóstico institucional do IFPBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454403472542611pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa fornece um panorama sobre o tema do estudo, que aborda os processos de autoavaliação institucional, realizados pelo Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), uma instituição de ensino superior composta por diversas unidades distribuídas pelo estado. Essas instituições estão sujeitas às legislações específicas que regem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que tem como objetivo consolidar o processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), seus cursos de graduação e o desempenho acadêmico dos estudantes. Dentro deste contexto, o IFPB desempenha a autoavaliação institucional por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável por coletar e analisar informações provenientes de docentes, estudantes, corpo técnicoadministrativo e comunidade em torno da instituição. O processo de autoavaliação tem como propósito diagnosticar as condições de atuação do IFPB na educação superior e é fundamental para aprimorar a qualidade da oferta dos cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e atendimento à comunidade. Considerando os possíveis obstáculos pessoais, profissionais e institucionais relacionados à autoavaliação, esta pesquisa tem a intenção de abordar a avaliação de forma holística e a enxergar como um exercício fundamental para a melhoria da qualidade institucional, buscando o desenvolvimento contínuo da instituição. Os relatórios de autoavaliação produzidos pela CPA têm relevância para o planejamento e implementação de ações que visam à constante melhoria das condições de oferta dos cursos e serviços do IFPB. Nesse sentido, a pesquisa se concentra na análise desses relatórios, buscando compreender o conteúdo abordado e a forma como são apresentados, a fim de dar melhor visibilidade e entendimento para os mesmos. Com o objetivo geral de realizar uma análise SWOT (Strengths - Forças, Weaknesses - Fraquezas, Opportunities - Oportunidades e Threats - Ameaças) dos processos de autoavaliação do IFPB, a pesquisa busca trazer um levantamento dos relatórios e fomentar sugestões para a organização estudada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséDeArimatéaFontesFilho_Dissert.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons