Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Geciel-
dc.date.accessioned2024-04-19T22:09:59Z-
dc.date.available2024-04-19-
dc.date.available2024-04-19T22:09:59Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30062-
dc.description.abstractMathematical Problems, when studied in Elementary School, provide logicalmathematical maturity in children when they are encouraged to search for a solution. In this search, students must learn to use strategies through reasoning, checking whether their steps were applied correctly; which contributes to the maturation of their cognitive structures. The objective of this work is to reflect on the influence of problem situations on the logical reasoning of elementary school children. The work is based on authors such as Souza (2015); Mesquita e Pinheiro (2021), Santos (2017) among others. Some research results are presented that demonstrate the influence of mathematical problems on cognitive issues, as well as studies that contributed to the topic. It is concluded that the mathematical exercises proposed within a problem situation, with a context, are more relevant for children and therefore lead to greater success, developing their intellect in this way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-19T22:09:59Z No. of bitstreams: 1 GM19042024.pdf: 750998 bytes, checksum: 34d1e6ce99e62c5bddfdef911b7a0cb0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-19T22:09:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GM19042024.pdf: 750998 bytes, checksum: 34d1e6ce99e62c5bddfdef911b7a0cb0 (MD5) Previous issue date: 2023-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSituação problema - Raciocínio lógicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo - Criançaspt_BR
dc.titleUso de problemas matemáticos para o desenvolvimento intelectual em crianças no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Venegas, Pedro Antonio Gómez-
dc.description.resumoOs Problemas Matemáticos ao serem estudados no Ensino Fundamental proporcionam um amadurecimento lógico-matemático nas crianças quando são estimuladas a buscarem por uma solução. Nessa busca, é preciso que os alunos aprendam a usarem estratégias através do raciocino, verificando se suas etapas foram aplicadas corretamente; o que colabora para um amadurecimento das suas estruturas cognitivas. O objetivo deste trabalho é reflexionar a respeito da influência das situações problemas, no raciocínio lógico das crianças do Ensino Fundamental. O trabalho está fundamentado em autores tais como Souza (2015); Mesquita e Pinheiro (2021), Santos (2017) entre outros. Apresentam-se alguns resultados de pesquisas que demonstram a influência dos problemas matemáticos nas questões cognitivas como também observamos estudos que contribuíram para o tema. Conclui-se que os exercícios matemáticos propostos dentro de uma situação problema, com um contexto, são mais relevantes para as crianças e por tanto levam a um sucesso maior desenvolvendo desta forma seu intelecto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GM19042024.pdf733,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.