Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30076
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Vânia katyane de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T15:44:08Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22 | - |
dc.date.available | 2024-04-22T15:44:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30076 | - |
dc.description.abstract | We discuss forms and methodologies for teaching mathematics to students with Autism Spectrum Disorder. Include it to ensure that the student feels an integral part of the learning process; and guarantee the best possibilities for this to happen; Create situations so that students develop skills and feel prepared for the challenges ahead. In this way, it becomes necessary to create new possibilities, to draw up different approaches that the assistant or professor can use in teaching practice in the classroom. This work seeks to discuss the Teaching of Mathematics in Basic Education and the Autism Spectrum Disorder (TEA); In addition to presenting a sequence of activities as a suggestion for a mathematics teacher. To carry out this work, a qualitative descriptive research of a bibliographical nature was carried out. It is concluded that the use of concrete material is a great ally in learning for autistic children, because it offers different manipulation strategies allowing the concrete to be abstracted and working on cognitive, motor, social, logical and other skills. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-22T15:44:08Z No. of bitstreams: 1 VKOC22042024.pdf: 1267516 bytes, checksum: 3d4ce80e5490831e4369b973fbb5a704 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-22T15:44:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VKOC22042024.pdf: 1267516 bytes, checksum: 3d4ce80e5490831e4369b973fbb5a704 (MD5) Previous issue date: 2023-11-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | A utilização de material concreto no ensino de matemática para estudantes com transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Miriam da Silva | - |
dc.description.resumo | Discutimos formas e metodologias para o ensino de matemática dos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista. Incluir é fazer com que o aluno se sinta parte integral do processo de aprendizagem; é garantir meios e possibilidades para que isto ocorra; é criar situações para que os alunos desenvolvam habilidades e possam sentir-se preparados para os desafios que estão por vir. Dessa forma se faz necessário criar novas possiblidades, trazer diferentes abordagens que possam auxiliar o professor na pratica docente na sala de aula. O presente trabalho busca discutir o Ensino de Matemática na Educação Básica e o Transtorno do Espectro Autista (TEA); Além de apresentar uma sequencia de atividades como sugestão para o professor de matemática. Para a realização deste trabalho, foi efetuada uma pesquisa de caráter descritivo qualitativo de cunho bibliográfico. Conclui-se, que o uso de material concreto é um grande aliado na aprendizagem para crianças autistas, pois oferece diferentes estratégias de manipulação possibilitando sair do concreto ao abstrato e trabalhando habilidades cognitivas, motoras, sociais, logicas e outras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VKOC22042024.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.