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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30093
Tipo: TCC
Título: Análise da evolução do uso das tecnologias imersivas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Autor(es): Pontes Neto, Edvaldo Ferreira de
Primeiro Orientador: Correa, André Luís
Resumo: O trabalho aborda a evolução temporal das tecnologias de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) presentes no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A RV cria ambientes simulados tridimensionais, oferecendo experiências multissensoriais através de dispositivos específicos, enquanto a RA sobreposta ao mundo real aprimora a interação dos usuários. Esta investigação é uma pesquisa bibliográfica que procurou levantar nos anais do ENPEC, os textos que faziam alguma menção as tecnologias imersivas de RV e RA. A estrutura metodológica deste estudo foi concebida tendo como base as diretrizes apresentadas no trabalho de Snyder (2019) para uma revisão narrativa. Para esta análise, assumimos as proposições teórico-metodológicas de Lima e Mioto (2007) e da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). O ENPEC desempenha um papel vital ao apresentar e discutir pesquisas recentes e tendências em educação científica, inclusive no uso de tecnologias imersivas. A RV e a RA, quando integradas na educação, podem melhorar a compreensão dos alunos, especialmente em conceitos científicos complexos, proporcionando experiências interativas e visuais. No entanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios relacionados à infraestrutura e ao custo dos dispositivos, além da necessidade de alinhar o desenvolvimento de conteúdo com princípios pedagógicos. A pesquisa demonstrou que o tema de RV e RA só começou a ser apresentado no evento em 2005, e que a produção com o uso desse tema tem sido pequena e irregular, com uma ausência nas primeiras edições, mas, com um crescimento progressivo. Foi possível verificar ainda que a RA é a tecnologia imersiva mais utilizada nos trabalhos. Identificamos que os autores demonstraram consistentemente que a utilização da RV e RA no ensino de ciências pode trazer benefícios substanciais. Corroborando com o visto na literatura mais atual. A pesquisa buscou identificar tendências, desafios e perspectivas dessas tecnologias na educação científica brasileira. A análise visou contribuir para o avanço do conhecimento sobre o uso das tecnologias imersivas na educação em ciências no Brasil, fomentando o potencial aprimoramento entre a mediação, assim como, a possibilidade de práticas educacionais inovadoras e promovendo um debate informado sobre o tema entre os docentes.
Abstract: This work examines the temporal evolution of virtual reality (VR) and augmented reality (AR) technologies presented at the National Meeting for Research in Science Education (ENPEC). VR creates three-dimensional simulated environments, offering multisensory experiences through specific devices, while AR, superimposed on the real world, enhances user interaction. This investigation is a bibliographical study that aimed to gather, from the ENPEC proceedings, texts referring to VR and AR immersive technologies. The methodological structure of this study was designed based on the guidelines presented in Snyder's work (2019) for a semisystematic review. For this analysis, we adopted the theoretical and methodological propositions of Lima and Mioto (2007), as well as the Content Analysis proposed by Bardin (2011). ENPEC plays a vital role in presenting and discussing recent research and trends in science education, including the use of immersive technologies. VR and AR, when integrated into education, can enhance students' understanding, especially of complex scientific concepts, by providing interactive and visual experiences. However, the implementation of these technologies faces challenges related to infrastructure and device costs, as well as the need to align content development with pedagogical principles. The research demonstrated that the VR and AR theme only began to be presented at the event in 2005 and that the production related to this theme has been limited and irregular, with an absence in the first editions, but with progressive growth. It was also possible to verify that AR is the most utilized immersive technology in the works. We identified that the authors consistently showed that the use of VR and AR in science teaching can yield substantial benefits, corroborating what is observed in the most current literature. The research aimed to identify trends, challenges, and prospects of these technologies in Brazilian science education. The analysis aimed to contribute to advancing knowledge about the use of immersive technologies in science education in Brazil, fostering innovative educational practices, and promoting an informed debate on the topic among teachers.
Palavras-chave: Biologia
Realidade virtual
Realidade aumentada
Análise de conteúdo
Ensino de ciências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30093
Data do documento: 13-Nov-2023
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