Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lucas Emanoel Chagas dos-
dc.date.accessioned2024-04-23T20:55:06Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2024-04-23T20:55:06Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30098-
dc.description.abstractThis work is constituted of a research divided in two stages of quali-quantitative character. With the main objective of analyzing the difficulties of students in the 5th year of elementary school on division content and presenting a possible answer to the following question: how are these difficulties reflected in the learning process in other subjects of mathematics during elementary school ? The first stage was carried out through questionnaires applied in public and private schools in the cities of Itambé – PE and Pedras de Fogo – PB, with a total of 155 students. The first stage of the work done through a bibliographical research on the subject and the second the application of the questionnaires to collect data to fulfill the objectives of this work, the students answered a theoretical questionnaire about the content and characterizing their vision in relation to the difficulties , a second questionnaire about the content through specific division exercises and the third questionnaire was applied to the teachers for a verification of their methodologies used for the administration of the contents. In this way, we analyzed all collected information, making comparisons between responses from teachers and students from each educational institution, reporting an observation opinion. As a solution proposal, for students to reach the next few years with effective learning, it is up to the 5th grade teacher to use available resources such as games and exercises that encourage the application of the content, it is also necessary to have space and time to deal with students who have a greater learning deficit.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-23T20:55:06Z No. of bitstreams: 1 LECS23042024.pdf: 507665 bytes, checksum: 60ad9f80d1bbef62c2affffa0f8967d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-23T20:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LECS23042024.pdf: 507665 bytes, checksum: 60ad9f80d1bbef62c2affffa0f8967d0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDificuldades em matemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectOperação divisãopt_BR
dc.titleAnalisando dificuldades na aprendizagem: a operação de divisão no 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Roosevelt Imperiano da-
dc.description.resumoEste trabalho é constituído de uma pesquisa dividida em duas etapas a caráter quali-quantitativo.Com o objetivo principal de analisar as dificuldades dos alunos do 5º ano do ensino fundamental sobre o conteúdo de divisão e apresentar uma possível resposta para o seguinte questionamento: como é refletido essas dificuldades no processo de aprendizagem em outros assuntos da matemática ao decorrer do ensino fundamental? A primeira etapa foi executada por meio de questionários aplicados nas escolas da rede pública e privada das cidades de Itambé – PE e Pedras de Fogo – PB com um total de 155 alunos. A primeira etapa do trabalho feita através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a segunda a aplicação dos questionários para a coletar de dados para cumprir os objetivos deste trabalho, os alunos responderam um questionário teórico sobre o conteúdo e caracterizando sua visão em relação as dificuldades, um segundo questionário sobre o conteúdo através de exercícios específicos de divisão e o terceiro questionário foi aplicado aos professores para uma verificação de suas metodologias utilizadas para a ministração dos conteúdos. Dessa forma analisamos todas informações coletadas, fazendo comparativos entre respostas dos professores e alunos de cada instituições de ensino, relatando um parecer sobre de observação. Como proposta de solução temos que para os alunos chegarem aos próximos anos com um aprendizado eficaz, cabe ao professor dos 5º anos a utilização dos recursos disponíveis como jogos e exercícios que estimulem a aplicação do conteúdo, também se faz necessário um espaço e tempo para lidar com os alunos que possui um déficit maior no aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LECS23042024.pdf495,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.