Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30102
Tipo: TCC
Título: Análise do aprendizado de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental II
Autor(es): Silva, Danielson Delfino da
Primeiro Orientador: Silva, Roosevelt Imperiano da
Resumo: Neste trabalho de pesquisa iremos responder a seguinte pergunta: qual o nível de dificuldade que os alunos do 7° ano do ensino fundamental II possuem com relação ao conteúdo do conjunto de números inteiros? De modo que analisaremos o nível de dificuldade que eles possuem. Teremos no primeiro capítulo a introdução do trabalho trazendo uma pequena abordagem do que vai ser tratado no trabalho, uma visão mais geral. No segundo capítulo temos a fundamentação teórica onde trará uma breve história do surgimento dos números inteiros, e como é importante os alunos possuírem uma base firme no conteúdo dos números inteiros para os assuntos que serão transmitidos ao aluno, como também uma breve introdução aos conceitos que os números inteiros possuem. O terceiro capítulo trará a metodologia utilizada de modo que se trata de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, sendo aplicado um questionário para a obtenção dos dados recolhidos. No quarto capítulo teremos já os dados que foram coletados do questionário que foi aplicado, onde três escolas participaram tendo uma escola da rede municipal e duas escolas da rede estadual de ensino, todas as escolas de João pessoa - PB, tendo um total de 152 alunos que participaram da pesquisa, com alunos entre 11 a 15 anos de idade, de modo que nenhum tipo de instrumento foi utilizado para resolver os problemas. Por fim temos as considerações finais deste trabalho abordado com relação aos dados que foram obtidos do capítulo anterior uma possível solução para o problema que os alunos possuem, levando em consideração alguns fatores que podem afetar os alunos.
Abstract: In this research work we will answer the following question: what is the level of difficulty that students of the 7th year of elementary school II have in relation to the content of the set of integers? So we will analyze the level of difficulty they have. We will have in the first chapter the introduction of the work bringing a small approach of what will be treated in the work, a more general view. In the second chapter we have the theoretical foundation which will bring a brief history of the emergence of integers, and how important it is for students to have a firm basis in the content of integers for the subjects that will be transmitted to the student, as well as a brief introduction to the concepts that integers have. The third chapter will bring the methodology used so that it is a qualitative and quantitative research, being applied a questionnaire to obtain the collected data. In the fourth chapter we will already have the data that were collected from the questionnaire that was applied, where three schools participated, having a school from the municipal network and two schools from the state education network, all schools in João Pessoa - PB, with a total of 152 students who participated in the research, with students between 11 and 15 years old, so that no type of instrument was used to solve the problems. Finally, we have the final considerations of this work addressed in relation to the data that were obtained from the previous chapter, a possible solution to the problem that the students have, taking into account some factors that can affect the students.
Palavras-chave: Matemática
Ensino fundamental - Matemática
Dificuldades de aprendizagem
Números inteiros
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30102
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DDS23042024.pdf476,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.