Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruna Fernanda Tavares da-
dc.date.accessioned2024-04-23T22:47:44Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2024-04-23T22:47:44Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30106-
dc.description.abstractThe objective of this study was to trace the existential cartographies of students at the Antônio Francisco da Silva Municipal Elementary School (EMEF), located in the municipality of Pedras de Fogo, Paraíba. As it is a reference school in the locality and plays an essential social role in rural education, we sought to understand the reality of these subjects. To this end, a mixed methodological approach was adopted, combining quantitative and qualitative elements. Registration data was obtained from public bodies and questionnaires were administered to elementary school II students. These served to explore students' identities and origins, promoting inclusion and data collection for later educational initiatives. Furthermore, Life Letters were requested as an innovative methodological instrument in research of this type. The study carried out provided a detailed view of the students' reality, highlighting that geographic and ethnic diversity, parents' occupations and education levels, the predominant age group, gender identity, residential location and dependence on school transport are factors influential and essential to understanding their educational experiences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-23T22:47:44Z No. of bitstreams: 1 BFTS23042024.pdf: 5303419 bytes, checksum: 7746a3f5459248ea835123cfe2c12a95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-23T22:47:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BFTS23042024.pdf: 5303419 bytes, checksum: 7746a3f5459248ea835123cfe2c12a95 (MD5) Previous issue date: 2024-01-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCartas de vidapt_BR
dc.subjectEnsino público - Educação do campopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem na zona ruralpt_BR
dc.titleCartografias existenciais na educação do campo: vivências no EMEF Antônio Francisco da Silva, em Pedras de Fogo/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Carolina de Oliveira-
dc.description.resumoObjetivou-se com este estudo traçar as cartografias existenciais dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Francisco da Silva, localizada no município de Pedras de Fogo, Paraíba. Por ser uma escola de referência na localidade e que exerce uma função social essencial em educação do campo, buscou-se compreender a realidade desses sujeitos. Para tanto, foi adotada uma abordagem metodológica mista, combinando elementos quantitativos e qualitativos. Foram obtidos dados cadastrais junto aos órgãos públicos e aplicados questionários para alunos do ensino fundamental II. Estes, serviram para explorar as identidades e origens dos alunos, promovendo inclusão e coleta de dados para iniciativas educacionais posteriores. Além disso, foram solicitadas Cartas de Vida como instrumento metodológico inovador em pesquisas desse tipo. O estudo realizado proporcionou uma visão pormenorizada da realidade dos alunos, destacando que a diversidade geográfica e étnica, as ocupações e níveis de escolaridade dos pais, a faixa etária predominante, a identidade de gênero, a localização residencial e a dependência do transporte escolar são fatores influentes e essenciais para compreender suas experiências educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BFTS23042024.pdf5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.