Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Thamyrys da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-23T22:56:22Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2024-04-23T22:56:22Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30107-
dc.description.abstractThe methodology predominantly employed in the teaching of Statistics in High School Mathematics classes is based on the traditional approach, centered on expository classes and with little student participation, and can contribute to the students' lack of interest in this school subject, with the objective of analyzing the limitations and potentialities of the application of games related to Statistics contents. In High School, we seek to understand this methodology and how it is evaluated by the Students. In this context, this research analyzed the use of games as a tool for teaching statistical content from the perspective of changes in class dynamics and student motivation. Based on the thoughts of some theorists, in particular: Moura, who argues about the introduction of mathematical language through games, and Passerino, who describes games through a psycho-cognitive approach. This work is developed through a field study, conducted in a class of the third year of high school in a public school in the city of João Pessoa, with the production and collection of data through questionnaires and application of two games involving measures of central tendency. Inserted in the qualitative approach, this research provided a reflexive analysis on the use of games and their contribution to the teaching of Mathematics, and the results of the data analysis pointed out the potentialities of this resource for the teaching of elements of Statistics in Teaching Medium. The research highlights the importance of interactivity and student engagement through innovative teaching strategies, contributing to a more effective and meaningful statistics education. With everything, it is possible to observe the opinions of the students about the use of games in high school, and also to analyze their evolution in relation to the understanding of the content of the measure of central tendency after the use of the games.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-04-23T22:56:22Z No. of bitstreams: 1 TSA23042024.pdf: 2234674 bytes, checksum: 258efde45ebc74df63673f2d18a18f4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-23T22:56:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TSA23042024.pdf: 2234674 bytes, checksum: 258efde45ebc74df63673f2d18a18f4b (MD5) Previous issue date: 2023-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectUso de jogos no ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino de matemáticapt_BR
dc.titleA utilização de jogos como recurso didático para o ensino de elementos da estatística: impactos na motivação de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoA metodologia predominantemente empregada no ensino de Estatística nas aulas de Matemática do Ensino Médio baseia-se na abordagem tradicional, centrada em aulas expositivas e com pouca participação dos estudantes, e pode contribuir para o desinteresse dos alunos por essa disciplina escolar, com o objetivo de analisar as limitações e potencialidades da aplicação de jogos referentes a conteúdos de Estatística, no Ensino Médio, buscamos compreender sobre esta metodologia e como ela é avaliada pelos alunos. Nesse contexto, essa pesquisa analisou o uso de jogos como uma ferramenta de ensino de conteúdos estatísticos na perspectiva de mudanças na dinâmica das aulas e motivação dos estudantes. Baseando-se nos pensamentos de alguns teóricos, em especial: Moura que argumenta sobre a introdução da linguagem matemática através dos jogos e Passerino, que descreve os jogos através de uma abordagem psico-cognitiva. Esse trabalho se desenvolve através de um estudo de campo, conduzido em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de João Pessoa, com a produção e coleta de dados feita por meio de questionários e aplicação de dois jogos envolvendo medidas de tendência central. Inserida na abordagem qualitativa, essa pesquisa proporcionou uma análise reflexiva sobre o uso de jogos e sua contribuição para o ensino de Matemática, tendo os resultados da análise dos dados apontando as potencialidades desse recurso para o ensino de elementos de Estatística no Ensino Médio. A pesquisa destaca a importância da interatividade e do engajamento dos estudantes por meio de estratégias de ensino inovadoras, contribuindo para uma educação estatística mais eficaz e significativa. Com tudo pode-se observar as opiniões dos estudantes sobre o uso dos jogos no ensino médio, e também analisar a evolução dos mesmo em relação a compreensão do conteúdo de medida de tendência central após o uso dos jogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSA23042024.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.