Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães Neto, Francisco Roque-
dc.date.accessioned2024-04-24T10:56:44Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2024-04-24T10:56:44Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30109-
dc.description.abstractThe fantasy brings in its essence a disruption of the established rational everyday reality. Although it has achieved a certain international prestige, in our country, this type of fiction is generally put in the background by critics: since the 19th century, few authors have managed to establish their name from this type of literature, while others have fallen into oblivion for the expert criticism. In contemporary times, one of these writers is Natércia Campos, from Ceará, who dedicated most of her works to writing texts that dialogue with the fantastic, by creating a universe - often countryside - that is crossed by popular religiosity, with its rites , mysteries and hauntings that are typical of the social imaginary. Thus, this master's dissertation aims to analyze how the fantastic narrative of the short stories "A Escada", "O pagao" and "Iluminuras", present in the collection of short stories Iluminuras, is constructed. For this, we will analyze the various proposed theories that try to define and point out the elements that characterize the fantastic, focusing especially on the works of Tzvetan Todorov (2010), Felipe Furtado (1980) and Remo Ceserani (2006). From the theoretical body analyzed, we seek to identify how the author from Ceará created the fantastic effect in her narratives, her themes, the role played by the characters and by the narrative space. Thus, with the results obtained in this work, we point out that the fantastic elements used in these narratives come from the northeastern interior popular culture, creating an isolated narrative space, controlled by the official religion, but crossed by the religiosity of popular expression.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-24T10:56:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoRoqueMagalhãesNeto_Dissert.pdf: 1253670 bytes, checksum: 416d2a332bf1d8a5ffe4bfa389eaac9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-24T10:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoRoqueMagalhãesNeto_Dissert.pdf: 1253670 bytes, checksum: 416d2a332bf1d8a5ffe4bfa389eaac9b (MD5) Previous issue date: 2023-07-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContos sobre o fantásticopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectEscritores cearensespt_BR
dc.subjectCampos, Natércia, 1938-2004pt_BR
dc.subjectConto Cearensept_BR
dc.subjectTales about the fantasticpt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectCeara writerspt_BR
dc.subjectCearense Talept_BR
dc.titleA manifestação do fantástico nos contos “A escada”, “O pagão” e “Iluminuras”, de Natércia Campospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5774972129471166pt_BR
dc.description.resumoO fantástico traz em sua essência um rompimento da realidade cotidiana racional estabelecida. Ainda que tenha alcançado um certo prestígio internacional, em nosso país, essa modalidade ficcional geralmente é posta pela crítica em segundo plano: desde o século XIX, poucos autores conseguiram estabelecer seu nome a partir desse tipo de literatura, enquanto outros caíram no esquecimento para a crítica especializada. Na contemporaneidade, uma dentre esses escritores é a cearense Natércia Campos, que dedicou a maior parte de suas obras à escrita de textos que dialogam com o fantástico, ao criar um universo com fantasmas. Dessa forma, esta dissertação de mestrado objetiva analisar como se constrói o fantástico narrativo dos contos “A Escada”, “O pagão” e “Iluminuras”, presentes na coletânea de contos Iluminuras. Para isso, analisaremos as diversas teorias propostas que tentam definir e apontar os elementos caracterizadores do fantástico, focando-se especialmente nos trabalhos de Tzvetan Todorov (2010), Felipe Furtado (1980) e Remo Ceserani (2006). A partir do corpo teórico analisado, buscamos identificar como a autora cearense criou o efeito fantástico em suas narrativas, seus temas, o papel desempenhado pelos personagens e pelo espaço narrativo. Assim, com os resultados obtidos neste trabalho, apontamos que os elementos fantásticos utilizados nessas narrativas são provenientes da cultura popular interiorana nordestina, criando um espaço narrativo que privilegia o isolamento de um grupo e que, em algumas narrativas, tal isolamento é controlado pela religião oficial, mas atravessado pela religiosidade de expressão popular. Dessa forma, articulando elementos já comumente utilizados em narrativas fantásticas, como fantasmas, locais horripilantes, dentre outros, a autora Natércia Campos cria textos singulares e que se destacam em meio a produção literária fantástica cearense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoRoqueMagalhãesNeto_Dissert.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons