Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3010
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da percepção de inclusão dos idosos no ensino de jovens e adultos (EJA) |
Autor(es): | Silva, Maria Celeste Freire da |
Primeiro Orientador: | Assis, Geovani de |
Resumo: | A Escola no transcorrer da sua história, se caracterizou pela visão elitista da educação onde a escolarização é privilégio de um grupo – uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. Com o processo da democratização da educação, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão, quando as políticas públicas universalizam o acesso, mas continuam excluindo grupos e indivíduos considerados fora dos padrões normais da escola, e entre esses grupos, o grupo dos idosos se caracteriza principalmente pelas dificuldades que estes encontram em adaptar-se a uma nova realidade, devido a padronização do sistema educacional. Portanto, este é o foco do presente trabalho: a inclusão de pessoas idosas nas salas de aulas na modalidade de ensino EJA, e tem por objetivo analisar, caracterizar, e descrever a percepção que estes idosos tem em relação a sua própria inclusão, e as interações que estes alunos idosos estabelecem entre si, e com seus professores. Este artigo, é um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 10 participantes. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais gravadas, transcritas, e submetidas à análise de conteúdo. A educação das pessoas idosas e sua inclusão na Educação de Jovens e Adultos – EJA, é sem dúvidas, um desafio, uma vez que pesquisas recentes realizadas pelo CENSO 2010 (IBGE) apontam um percentual elevado de pessoas idosas que ainda não sabem ler ou escrever, ficando assim, à margem da sociedade. Nesse contexto, foi possível observar o grau de satisfação que esses idosos manifestaram em relação a sua própria percepção de inclusão, e quais foram as dificuldades que eles mais evidenciaram nas suas trajetórias para aquisição de novos saberes, nessa segunda etapa de suas vidas. |
Abstract: | Schools in the course of its history, was characterized by elitist view of education, where schooling is the privilege of a group – an exclusion that was legitimized in educational policies and practices of the social order. With the education democratization process, the paradox inclusion/exclusion is highlighted, when education systems universalize access, but continue to exclude groups and individuals considered outside the normal school standards, and between these groups, there are the elderly people, mainly characterized by difficulties they are to adapt to a new reality, due to standardization of the educational system. So, this is the focus of this study: the inclusion of older people in the classroom in the teaching mode EJA, and aims to analyze, characterize and describe the perception that these older students have with their own inclusion, classmates and teachers, in this teaching mode. This article is an descriptive, exploratory, and qualitative study, accomplished with 10 participants. Data were collected through individuals recorded, transcribed, and subjected to content analysis interviews. The education of the elderly and their inclusion in Youth and Adult Education (EJA) is surely, a challenge, since recent surveys conducted by the CENSUS 2010 (IBGE) point a percentage of elderly people who still can’t read or write, getting, like this, the margins of society. The study is aimed to identify the real needs of this group, if they feel fully included and how they perceive themselves in the process. In this context, we observed the levels of satisfaction of elderly, expressed in relation to their own perception of inclusion, and what were the difficulties they showed more, in its path to acquiring new knowledge in this second stage of their lives. |
Palavras-chave: | Ensino - Idosos Inclusão Educação de jovens e adultos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3010 |
Data do documento: | 11-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCFS06042015.pdf | 760,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.