Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30142
Tipo: TCC
Título: DIMENSÕES CULTURAIS E SEU IMPACTO NO MERCADO DA MODA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E FRANÇA
Autor(es): FERNANDES MEDEIROS, ISABELLE
Primeiro Orientador: Nogueira Pellizzoni, Lívia
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as principais diferenças e similitudes entre Brasil e França no que diz respeito à moda e às dimensões culturais identificadas na publicidade das revistas Vogue Brasil e Vogue França. Para isso, foi realizado um estudo através de uma análise comparativa entre as seções dos sites das revistas baseado no estudo das dimensões culturais de Hofstede (2011) e nos trabalhos de autores como Regitano (2019), Causadias (2020) e Alves (2019), utilizando uma abordagem qualitativa por meio de uma análise de conteúdo, em um recorte temporal entre 01 e 22 de junho de 2023. Com essa finalidade, foram abordados os conceitos de cultura, moda e como eles se relacionam com a publicidade, além da aplicação das seis dimensões do estudo a cada uma das seções das revistas. A partir das análises, pôde-se observar que tanto na seção de moda quanto na seção de beleza, a França e o Brasil se mostraram como tendo diversas diferenças, na maioria das dimensões aplicadas, enquanto que na seção estilo de vida, foi identificado que eles possuem semelhanças em todas as dimensões abordadas. Por fim, este trabalho oferece uma visão ainda mais ampla sobre o campo dos estudos interculturais, trazendo uma nova perspectiva sobre a moda e a sua relação com a cultura e auxiliando os profissionais da área de interculturalidade e negociações internacionais a compreender melhor as culturas com as quais vão ter contato.
Abstract: The objective of this work is to identify the main differences and similarities between Brazil and France regarding fashion and the cultural dimensions identified in the advertising of Vogue Brazil and Vogue France magazines. To this end, a study was carried out through a comparative analysis of the sections of the magazines' websites based on Hofstede's (2011) study of cultural dimensions and the work of authors such as Regitano (2019), Causadias (2020) and Alves (2019), using a qualitative approach through a content analysis, in a time frame between June 01 and 22, 2023. With this aim, the concepts of culture, fashion and how they relate to advertising were addressed, in addition to the application of the six dimensions of the study to each of the sections of the magazines. From the analysis, it could be seen that in both the fashion and beauty sections, France and Brazil were found to have several differences in most of the dimensions applied, while in the lifestyle section, it was identified that they have similarities in all the dimensions addressed. Finally, this work offers an even broader view of the field of intercultural studies, bringing a new perspective on fashion and its relationship with culture and helping professionals in the field of interculturalism and international negotiations to better understand the cultures with which they will come into contact.
Ce travail a l’objectif d’identifier les principales différences et similitudes entre le Brésil et la France en ce qui concerne la mode et les dimensions culturelles identifiées dans les publicités des magazines Vogue Brésil et Vogue France. À cette fin, une étude a été réalisée par le biais d'une analyse comparative des sections des sites web des magazines axée sur l'étude des dimensions culturelles de Hofstede (2011) et les travaux d'auteurs tels que Regitano (2019), Causadias (2020) et Alves (2019), en utilisant une approche qualitative à travers une analyse de contenu, dans un laps de temps compris entre le 01 et le 22 juin 2023. À cet effet, les concepts de culture, de mode et leur liaison avec la publicité ont été abordés, et les six dimensions de l'étude ont été appliquées à chacune des sections des magazines. Les analyses ont permis de constater que, dans les sections mode et beauté, la France et le Brésil ont présenté plusieurs différences dans la plupart des dimensions appliquées, tandis que dans la section style de vie, il a été identifié qu'ils présentent des similitudes dans toutes les dimensions abordées. Enfin, ce travail offre une vision encore plus large du domaine des études interculturelles, en apportant une nouvelle perspective sur la mode et sa relation avec la culture et en aidant les professionnels dans le domaine de l'interculturalisme et des négociations internationales à mieux comprendre les cultures avec lesquelles ils seront en contact.
Este trabajo tiene como objetivo identificar las principales diferencias y similitudes entre Brasil y Francia en términos de moda y las dimensiones culturales identificadas en la publicidad de las revistas Vogue Brasil y Vogue Francia. Para ello, se realizó un estudio a través de un análisis comparativo de las secciones de las páginas web de las revistas basado en el estudio de las dimensiones culturales de Hofstede (2011) y los trabajos de autores como Regitano (2019), Causadias (2020) y Alves (2019), utilizando un enfoque cualitativo a través de un análisis de contenido, en un marco temporal comprendido entre el 1 y el 22 de junio de 2023. Con este fin, se abordaron los conceptos de cultura, moda y su relación con la publicidad, así como la aplicación de las seis dimensiones del estudio a cada una de las secciones de las revistas. A partir de los análisis, se pudo observar que tanto en la sección de moda como en la de belleza, Francia y Brasil mostraron tener varias diferencias en la mayoría de las dimensiones aplicadas, mientras que en la sección de estilo de vida, se identificó que tienen similitudes en todas las dimensiones abordadas. Por último, este trabajo ofrece una visión aún más amplia del campo de los estudios interculturales, aportando una nueva perspectiva sobre la moda y su relación con la cultura y ayudando a los profesionales del ámbito de la interculturalidad y las negociaciones internacionales a comprender mejor las culturas con las que entrarán en contacto.
Palavras-chave: Dimensões Culturais
Moda
Vogue Brasil
Vogue França
Cultural Dimensions
Fashion
Vogue Brazil
Vogue France
Dimensions Culturelles
Mode
Vogue Brésil
Vogue France
Dimensiones Culturales
Vogue Francia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30142
Data do documento: 24-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFM13112023.pdf665,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.