Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA GOMES, RENALLY | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T16:17:49Z | - |
dc.date.available | 2023-11-08 | - |
dc.date.available | 2024-04-30T16:17:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30145 | - |
dc.description.abstract | This article analyzes how we can see interculturality being expressed through film productions. To do this, based on a qualitative bibliographic research approach, we provide a brief contextualization of globalization, drawing on Giddens literature (2006), as well as the history of cinema, with the contribution of Mascarello (2006), and the understanding of interculturality sustained by the author Canclini (2009). We also review three films that address an intercultural theme, as they reproduce both hostilities and social contributions resulting from contact between different cultures. We arrive at the understanding of cinema as an art capable of operating in the intermediate spaces of society, enabling connections between different groups, as well as reflections on both the culture of others and our own reality | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2024-04-30T16:17:49Z No. of bitstreams: 1 RSG08112023.pdf: 658882 bytes, checksum: 66f7c8f2808b9283fd553eb26f8dfc59 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-30T16:17:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSG08112023.pdf: 658882 bytes, checksum: 66f7c8f2808b9283fd553eb26f8dfc59 (MD5) Previous issue date: 2023-10-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Interculturality | pt_BR |
dc.subject | Globalization | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.title | CINEMA CONTEMPORÂNEO: A SÉTIMA ARTE COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA INTERCULTURALIDADE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas Chacon, Alyanne | - |
dc.description.resumo | Este artigo se dedica a analisar de que forma podemos ver a interculturalidade sendo expressa através das produções cinematográficas. Para isso, a partir de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fazemos uma breve contextualização da globalização, com base na literatura de Giddens (2006), assim como da história do cinema, com a contribuição de Mascarello (2006) e, ainda, da compreensão de interculturalidade que é trabalhada pelo autor Canclini (2009). Realizamos também a análise de três filmes que apresentam uma temática intercultural, pois reproduzem tanto as hostilidades quanto as contribuições sociais decorrentes do contato entre culturas distintas. Chegamos ao entendimento de que o cinema é uma arte capaz de atuar nos espaços intermediários da sociedade, possibilitando conexões entre diferentes grupos, além de reflexões tanto a respeito da cultura do outro, quanto sobre a nossa própria realidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSG08112023.pdf | 643,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.