Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30194
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Ana Carolina de Sena | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T10:27:39Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13 | - |
dc.date.available | 2024-05-13T10:27:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30194 | - |
dc.description.abstract | This dissertation has concluded the analysis of Marly Vasconcelos' work "Cãtygua Proençal" (1985). Comprising 20 poems that resurrect medieval literary genres, we have investigated and categorized the author's work in relation to medieval residues present in the female archetypes found within the structure of the poems. To achieve this, we conducted a comparison between Vasconcelos' work and troubadour lyricism, seeking to comprehend how the author employs typical medieval elements of Troubadourism in her verses. Our theoretical framework was based on Roberto Pontes' Theory of Residuality, situating the author's work within the literary context of the 1960s in Brazil and the 1980s in Ceará, delving into the medieval imaginary explored by the writer. We drew upon studies conducted by Duby (2011), Spina (1991), Maleval (1992), Jung (2018, 2020), among others. Employing a comparative approach, we analyzed medieval lyricism and its characteristics, with a particular focus on a recurring theme in Marly Vasconcelos' poetry: the medieval woman, her emotional and social relationships. This dissertation was justified within the academic realm due to its relevance in literary and cultural studies. The analysis of Vasconcelos' work allowed us to explore the connections between medieval literature and contemporary literary production, as well as to investigate the presence of female archetypes in the medieval context and their representation in modern poetry. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-13T10:27:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCarolinaDeSenaRocha_Dissert.pdf: 3331506 bytes, checksum: 22148d6fc643a1c71ec3d449928f9780 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-13T10:27:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCarolinaDeSenaRocha_Dissert.pdf: 3331506 bytes, checksum: 22148d6fc643a1c71ec3d449928f9780 (MD5) Previous issue date: 2023-08-31 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Poemas líricos | pt_BR |
dc.subject | Lírica trovadoresca | pt_BR |
dc.subject | Marly Vasconcelos - Escritora | pt_BR |
dc.subject | Arquétipos femininos | pt_BR |
dc.subject | Teoria da residualidade | pt_BR |
dc.subject | Cãtygua Proençal | pt_BR |
dc.subject | Lyric poems | pt_BR |
dc.subject | Troubadour lyricism | pt_BR |
dc.subject | Marly Vasconcelos - Writer | pt_BR |
dc.subject | Female archetypes | pt_BR |
dc.subject | Residuality | pt_BR |
dc.title | Arquétipos de Jung e residualidade: a representação do ideal feminino na lírica trovadoresca de Marly Vasconcelos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Centurión López, Juan Ignacio Jurado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | Lattes não recuperado em 13/05/2024 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 13/05/2024 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação concluiu a análise da obra "Cãtygua Proençal" (1985) de Marly Vasconcelos. Composta por 20 poemas que resgatam gêneros literários medievais, investigamos e classificamos a obra da autora em relação aos resíduos medievais presentes nos arquétipos femininos encontrados na estrutura dos poemas. Para isso, fizemos um cotejo entre a obra de Vasconcelos e a lírica trovadoresca, buscando compreender como a autora utiliza elementos medievais típicos do Trovadorismo em seus versos. Nossa fundamentação teórica foi baseada na Teoria da Residualidade de Roberto Pontes, situando a obra da autora no contexto literário da geração de 1960 no Brasil e na década de 1980 no Ceará, explorando o imaginário medieval abordado pela escritora. Fizemos uso dos estudos realizados por Duby(2011), Spina (1991), Maleval (1992), Jung (2018, 2020) entre outros. Com uma abordagem comparativa, analisamos a lírica medieval e suas características, com ênfase em um tema recorrente na poesia de Marly Vasconcelos: a mulher medieval, suas relações afetivas e sociais. Esta dissertação se justificou no âmbito acadêmico por sua relevância nos estudos de literatura e culturais. A análise da obra de Vasconcelos permitiu explorar as relações entre a literatura medieval e a produção literária contemporânea, além de investigar a presença dos arquétipos femininos no contexto medieval e sua representação na poesia atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaCarolinaDeSenaRocha_Dissert.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons