Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Ana Carolina de Sena-
dc.date.accessioned2024-05-13T10:27:39Z-
dc.date.available2023-11-13-
dc.date.available2024-05-13T10:27:39Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30194-
dc.description.abstractThis dissertation has concluded the analysis of Marly Vasconcelos' work "Cãtygua Proençal" (1985). Comprising 20 poems that resurrect medieval literary genres, we have investigated and categorized the author's work in relation to medieval residues present in the female archetypes found within the structure of the poems. To achieve this, we conducted a comparison between Vasconcelos' work and troubadour lyricism, seeking to comprehend how the author employs typical medieval elements of Troubadourism in her verses. Our theoretical framework was based on Roberto Pontes' Theory of Residuality, situating the author's work within the literary context of the 1960s in Brazil and the 1980s in Ceará, delving into the medieval imaginary explored by the writer. We drew upon studies conducted by Duby (2011), Spina (1991), Maleval (1992), Jung (2018, 2020), among others. Employing a comparative approach, we analyzed medieval lyricism and its characteristics, with a particular focus on a recurring theme in Marly Vasconcelos' poetry: the medieval woman, her emotional and social relationships. This dissertation was justified within the academic realm due to its relevance in literary and cultural studies. The analysis of Vasconcelos' work allowed us to explore the connections between medieval literature and contemporary literary production, as well as to investigate the presence of female archetypes in the medieval context and their representation in modern poetry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-13T10:27:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCarolinaDeSenaRocha_Dissert.pdf: 3331506 bytes, checksum: 22148d6fc643a1c71ec3d449928f9780 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-13T10:27:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCarolinaDeSenaRocha_Dissert.pdf: 3331506 bytes, checksum: 22148d6fc643a1c71ec3d449928f9780 (MD5) Previous issue date: 2023-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoemas líricospt_BR
dc.subjectLírica trovadorescapt_BR
dc.subjectMarly Vasconcelos - Escritorapt_BR
dc.subjectArquétipos femininospt_BR
dc.subjectTeoria da residualidadept_BR
dc.subjectCãtygua Proençalpt_BR
dc.subjectLyric poemspt_BR
dc.subjectTroubadour lyricismpt_BR
dc.subjectMarly Vasconcelos - Writerpt_BR
dc.subjectFemale archetypespt_BR
dc.subjectResidualitypt_BR
dc.titleArquétipos de Jung e residualidade: a representação do ideal feminino na lírica trovadoresca de Marly Vasconcelospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Centurión López, Juan Ignacio Jurado-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 13/05/2024pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 13/05/2024pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação concluiu a análise da obra "Cãtygua Proençal" (1985) de Marly Vasconcelos. Composta por 20 poemas que resgatam gêneros literários medievais, investigamos e classificamos a obra da autora em relação aos resíduos medievais presentes nos arquétipos femininos encontrados na estrutura dos poemas. Para isso, fizemos um cotejo entre a obra de Vasconcelos e a lírica trovadoresca, buscando compreender como a autora utiliza elementos medievais típicos do Trovadorismo em seus versos. Nossa fundamentação teórica foi baseada na Teoria da Residualidade de Roberto Pontes, situando a obra da autora no contexto literário da geração de 1960 no Brasil e na década de 1980 no Ceará, explorando o imaginário medieval abordado pela escritora. Fizemos uso dos estudos realizados por Duby(2011), Spina (1991), Maleval (1992), Jung (2018, 2020) entre outros. Com uma abordagem comparativa, analisamos a lírica medieval e suas características, com ênfase em um tema recorrente na poesia de Marly Vasconcelos: a mulher medieval, suas relações afetivas e sociais. Esta dissertação se justificou no âmbito acadêmico por sua relevância nos estudos de literatura e culturais. A análise da obra de Vasconcelos permitiu explorar as relações entre a literatura medieval e a produção literária contemporânea, além de investigar a presença dos arquétipos femininos no contexto medieval e sua representação na poesia atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCarolinaDeSenaRocha_Dissert.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons