Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maisa Cristina da-
dc.date.accessioned2024-05-14T11:20:49Z-
dc.date.available2023-10-29-
dc.date.available2024-05-14T11:20:49Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30206-
dc.description.abstractThis research aims to understand the Art Educational Experiences developed in the Intensive Art in Education Course – CIAE based on the narratives of the graduating Art/educators. These Arts/educators are Rosa Vasconcelos, Maria Aparecida, Sebastião Pedrosa and Tereza Aragão, who participated in the CIAE between the years 1968 and 1977. Course developed at the Escolinha de Arte do Brasil, in the State of Rio de Janeiro, during the period in which the manifestations of Cultural Modernism provided an atmosphere of appreciation for Children's Art, in order to make it subject to scientific investigation, as an instrument of children's free expression, with the implementation of art teaching, and in a studio, for childhood, and dissemination of Art with Consummatory Experience. The theoretical framework of Experience and Narrative, in Walter Benjamin, was implemented to characterize and identify the Experiences in Art/Education that were shared in the conversations of Art/educators who were research partners. Therefore, the central question of this research is the following: What experiences in art/education are narrated by Art/educators who attended CIAE? Access to the training experiences of arts/educators at CIAE are constituted by Conversation, as a method for data production and content analysis, in Bardin, for data analysis. From data analysis, the following experiences were categorized: Experiences in Art/education at CAIE with Art and its System; Experiences in Art/education at CAIE with Modernist Epistemology; Experiences in Art/education at CAIE with the Community of Affection, Experiences in Art/education at CAIE with Professionality, Experiences in Art/education at CAIE with Art-Educational Praxis, Experiences in Art/education at CAIE with the Improvement Course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-14T11:20:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaisaCristinaDaSilva_Dissert.pdf: 4335880 bytes, checksum: 915f19a67b11afebd7637e592d64c6fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-14T11:20:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaisaCristinaDaSilva_Dissert.pdf: 4335880 bytes, checksum: 915f19a67b11afebd7637e592d64c6fa (MD5) Previous issue date: 2023-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de arte - Educadorpt_BR
dc.subjectExperiência em arte - Educaçãopt_BR
dc.subjectCurso Intensivo de Arte na Educação - CIAEpt_BR
dc.subjectArt training - Educatorpt_BR
dc.subjectExperience in art - Educationpt_BR
dc.subjectIntensive Art in Education Course - CIAEpt_BR
dc.subjectWalter Benjaminpt_BR
dc.titleExperiências arteducativas dos egressos do curso intensivo de arte na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Erinaldo Alves do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2103390465181094pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9753047188008051pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender as Experiências Arteducativas desenvolvidas no Curso Intensivo de Arte na Educação – CIAE a partir das narrativas dos Arte/educadores egressos. Estes Artes/educadores são Rosa Vasconcelos, Maria Aparecida, Sebastião Pedrosa e Tereza Aragão, que participaram do CIAE entre os anos de 1968 e 1977. Curso desenvolvido na Escolinha de Arte do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, no período em que as manifestações do Modernismo Cultural proporcionaram uma atmosfera de valorização da Arte Infantil, de forma a torná-la passível de investigação cientifica, como instrumento da livre-expressão da criança, com a implementação de ensino de arte, e em ateliê, para a infância, e divulgação da Arte com Experiência Consumatória. O referencial teórico de Experiência e Narrativa, em Walter Benjamin, foi implementado para caracterizar e identificar as Experiências em Arte/Educação que foram compartilhadas nas conversas dos Arte/educadores parceiros da pesquisa. Deste modo, a questão central desta pesquisa é a seguinte: Quais experiências em arte/educação são narradas por Arte/educadores que cursaram o CIAE? O acesso às experiências de formação dos artes/educadores no CIAE são constituídas pela Conversa, como método para a produção de dados e para a análise de conteúdo, em Bardin, para a análise dos dados. Da análise dos dados, foram categorizadas as seguintes experiências: as Experiências em Arte/educação no CAIE com a Arte e seu Sistema; Experiências em Arte/educação no CAIE com a Epistemologia Modernista; Experiências em Arte/educação no CAIE com a Comunidade de Afeto, Experiências em Arte/educação no CAIE com a Profissionalidade, Experiências em Arte/educação no CAIE com a Práxis Arteducativa, Experiências em Arte/educação no CAIE com o Curso de Aperfeiçoamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaisaCristinaDaSilva_Dissert.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons