Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3021
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Caldeira, Arnilda Alves. | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-29T14:16:55Z | - |
dc.date.available | 2014-08-15 | - |
dc.date.available | 2017-11-29T14:16:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3021 | - |
dc.description.abstract | not available. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-29T14:16:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AAC15082014.pdf: 235432 bytes, checksum: a3f9f3a598ce15a069c2bdb887250bda (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-29T14:16:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AAC15082014.pdf: 235432 bytes, checksum: a3f9f3a598ce15a069c2bdb887250bda (MD5) Previous issue date: 2014-09-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Dom casmurro. | pt_BR |
dc.subject | Madame Bovary. | pt_BR |
dc.subject | Representação. | pt_BR |
dc.subject | Ironia | pt_BR |
dc.subject | dissimulação. | pt_BR |
dc.title | Emma Bovary e Capitu: uma leitura da representação da mulher em Gustave Flaubert e Machado de Assis | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nóbrega., Maria Bernadete | - |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma leitura da representação da mulher no sentido de refletir a ironia e a dissimulação como traços transgressores das personagens Emma e Capitu tendo como dominante a sociedade no final do século XVIII e inicio do século XIX. Delimita como percurso teórico os pressupostos formulados por Adauto Novaes (19880, Alfredo Bosi (2007), Afrânio Coutinho (1886), Arnold Hauser ( 1982), Beth Brait (1885), Jailma Souto (2007), Roberto Schwarz (1991) e Simone Beauvoir (1995), dentre outros. O trabalho está estruturado em dois capítulos. O primeiro, se expande na busca de orientar a leitura das categorias narrativas nas perspectivas dos pressupostos teóricos. O segundo capitulo situa o contexto social e estético – o Realismo, os sujeitos Gustave Flaubert (1821 – 1889) e Machado de Assis (1839 – 1908), as obras, que compõem o corpus desta leitura, as personagens Emma e Capitu: perfil, religiosidade, maternidade, degradação e morte. Á guisa da conclusão a ironia e dissimulação se constituem numa dominante na representação na mulher que, sob a imposição cultural e social que lhe era imposta buscavam outras formas de escape corroborada pelo discurso literário na configuração das personagens Emma e Capitu no contexto do Realismo, nas literaturas francesa e brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AAC15082014.pdf | 229,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons