Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ana Flávia Nóbrega-
dc.date.accessioned2024-05-21T11:22:33Z-
dc.date.available2023-10-03-
dc.date.available2024-05-21T11:22:33Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30239-
dc.description.abstractThis research discusses the relation of supporting in Northeastern Brazil from a historical, na economic, and a social construction of hegemonic football, centered on the Rio-São Paulo axis, and the media transmissions that fostered regional inequalities. This work focuses attention on the Northeastern football, which, as of 2013, resumed holding its main tournament: the Copa do Nordeste, making it profitable. To attract the visitors, the broadcasters who transmit the event, Esporte Interativo and Nordeste FC, use imagery-discursive elements based on the Northeastern imaginary. Starting from the paradigm of complexity and from semiotics and discourse analysis, we seek to understand the analyzed phenomenon collectiv identifying as per the regionalized transmissions. As methodological tools, interviews were carried out with fans of three of the four teams from Paraíba State that participated in some edition of the Northeast Cup since its return and with one of the competition's broadcast managers. The research is developed through bibliographic and documentary analysis in the newspapers from Paraíba: O Norte and Jornal A União. It shows that the regionalization movement has provided a new market niche to be explored by different companies, in which customer satisfaction can be acheved. In the sports field, companies that focus their attention on a specific niche use elements rooted in the popular imagination to consolidate themselves in the competitive capitalist market. While fans – even understanding the marketing bias – identify themselves with these uses and foster a movement of resistance in the stands by northeastern football.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-21T11:22:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaFláviaNóbregaAraújo_Dissert.pdf: 4912200 bytes, checksum: ca56636d28c80ad5747287f7674bfe9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-21T11:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaFláviaNóbregaAraújo_Dissert.pdf: 4912200 bytes, checksum: ca56636d28c80ad5747287f7674bfe9c (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídia - Futebolpt_BR
dc.subjectMídia - Regionalizaçãopt_BR
dc.subjectFutebol - Copa do Nordestept_BR
dc.subjectCanais esportivospt_BR
dc.subjectTocerdor paraibano - Modos de torcerpt_BR
dc.subjectMedia - Footballpt_BR
dc.subjectMedia - Regionalizationpt_BR
dc.subjectFootball - Northeast Cuppt_BR
dc.subjectSports channelspt_BR
dc.subjectTypes of supportingpt_BR
dc.titleA regionalização da mídia e a Copa do Nordeste: usos e apropriações dos discursos midiáticos de canais esportivos na construção da identidade do torcedor paraibanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Diogo Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3434049531680286pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2453597145287684pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discute as relações de torcer no Nordeste a partir da construção histórica, econômica e social do futebol hegemônico, centrado no eixo Rio-São Paulo, e das transmissões midiáticas que fomentaram desigualdades regionais. O trabalho centra as atenções no futebol nordestino que, a partir de 2013, retomou a realização do seu principal torneio: a Copa do Nordeste, tornando-o rentável. Para atrair o público, as emissoras que transmitiam o evento, Esporte Interativo e NordesteFC, se utilizaram de elementos imagético-discursivos fundamentados no imaginário nordestino. Partindo do paradigma da complexidade, da semiótica e da análise do discurso, buscou-se a compreensão do fenômeno de identificação coletiva a partir das transmissões regionalizadas. Como ferramentas metodológicas foram realizadas entrevistas com torcedores de três dos quatro times paraibanos que participaram em alguma edição da Copa do Nordeste e com um dos gerentes de transmissão da competição, dentro do escopo temporal de pesquisa, de 2013 a 2022. A pesquisa é desenvolvida por meio de análise bibliográfica e documental nos periódicos paraibanos: O Norte e Jornal A União. Verificou-se que o movimento de regionalização aparece como uma ponte que propicia um novo nicho de mercado a ser explorado por empresas diversas, segmentando e fidelizando o público através de estratégias padrão. No âmbito esportivo, as empresas que centram as atenções no nicho específico se utilizam de elementos enraizados no imaginário popular para consolidar-se no competitivo mercado capitalista, enquanto os torcedores – mesmo compreendendo o viés mercadológico – se identificam com esses usos e fomentam um movimento de resistência nas arquibancadas pelo futebol nordestino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaFláviaNóbregaAraújo_Dissert.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons