Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Everton de Lima-
dc.date.accessioned2024-05-21T11:41:17Z-
dc.date.available2023-11-20-
dc.date.available2024-05-21T11:41:17Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30243-
dc.description.abstractThe initial situation of deaf people's education is built from the collective subjection of deaf people The initial situation of Deaf people's education is built on the collective subjection of Deaf people to the dominant language of hearing people. However, legal apparatuses, in the face of linguistic studies surrounding this language, contributed to Libras to be recognized as a language in Brazil nowadays. In contrast to this reality, it is common to find Deaf children entering school environments without fluency and/or acquisition in their first language, which represents a challenge to be overcome in school spaces as this language represents the key to their comprehension of the world. Thus, the methodology adopted for this research is a qualitative approach and proposes to contribute to the education of deaf people by creating a game in Libras. To achieve our objectives, we used videos, the Means of Transportation game in Libras, two surveys: one for the teachers and the other survey for the students to generate the data, which took place in a public school in the city of João Pessoa, PB. Two Deaf children, a hearing Libras teacher and two Deaf teachers had participated in the research. The results obtained demonstrate that the interactive game in Libras using the Guga avatar from Vlibras represents a viable way to effectively contribute to the education of Deaf children in our country in the face of the visual linguistic nature of users and the shortage of similar games.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-21T11:41:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EvertonDeLimaSilva_Dissert.pdf: 2175798 bytes, checksum: 2ec20568cabf9df8cd43b47b20e52b2b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-21T11:41:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EvertonDeLimaSilva_Dissert.pdf: 2175798 bytes, checksum: 2ec20568cabf9df8cd43b47b20e52b2b (MD5) Previous issue date: 2023-08-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoftware - Libraspt_BR
dc.subjectJogos em Libraspt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectGames in Libraspt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languagept_BR
dc.titleProposta de desenvolvimento de jogo em libras utilizando o avatar infantil Guga do Vlibras como instrumento educacional para crianças surdas do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Tiago Maritan Ugulino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6347743344931103pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Yuska Paola Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794253016107545pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222158563732352pt_BR
dc.description.resumoA conjuntura inicial da educação da pessoa surda se constrói a partir da sujeição coletiva dos surdos frente à língua dominante dos ouvintes. No entanto, aparatos legais, frente aos estudos linguísticos envolto desta língua, contribuíram para que hoje no Brasil a Libras fosse reconhecida como Língua. Em contraste com esta realidade é comum encontrarmos crianças surdas adentrarem com espaço escolar sem fluência e/ou aquisição em sua primeira língua, o que representada um desafio a ser vencido nos espaços escolares pois esta língua representa a chave para a compreensão de mundo destes infantes. Diante disto, a metodologia adotada para esta pesquisa possui natureza qualitativa e propõe contribuir com a educação da pessoa surda por meio da criação de um jogo em Libras. Para alcançar nossos objetivos, utilizamos vídeos, um o jogo Meios de Transportes em Libras dois questionários um voltado para os professores e o segundo voltado para os alunos para geradores dos dados, que ocorreu numa escola pública na cidade de João Pessoa-PB. Participaram da pesquisa duas crianças surdas, uma professora de Libras ouvinte e dois professores surdos. Os resultados obtidos demonstram que o jogo interativo em Libras utilizando o avatar Guga do Vlibras representa um caminho viável para contribuirmos de forma efetiva para a educação das crianças surdas do nosso país face a natureza linguística visual dos usuários e a escassez de jogos desta natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvertonDeLimaSilva_Dissert.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons