Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30244
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Rosangela Dias Carvalho do | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T11:53:08Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20 | - |
dc.date.available | 2024-05-21T11:53:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30244 | - |
dc.description.abstract | This investigation starts from the research problem identified in Youth and Adult Education (EJA), which refers to the presentation of unattractive classes, with insufficient use of Digital Information and Communication Technology (TDIC). In addition, there are gaps that refer to the non-identification of a specific teaching method for EJA, as well as the scarcity of research relating this teaching modality with TDIC. Thus, the work contributes epistemologically by describing a teaching method that guides teachers regarding the didactic use of cell phones for the elaboration of video news reportages made by EJA students. The described method transits through active methodological issues, which concern dialogue, participation and collaboration among students of this teaching modality, considering existing interfaces between Computing, Communication and Education. The epistemological basis of the investigation is Design Science and the method that operationalizes it is Design Science Research. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-21T11:53:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosangelaDiasCarvalhoDoNascimento_Dissert.pdf: 2050567 bytes, checksum: 19fc328846058ae876760ec9faa84e17 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-21T11:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosangelaDiasCarvalhoDoNascimento_Dissert.pdf: 2050567 bytes, checksum: 19fc328846058ae876760ec9faa84e17 (MD5) Previous issue date: 2023-03-30 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Metodologia didática | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.subject | Telefones celulares - Uso didático | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject | Teaching method | pt_BR |
dc.subject | Cell phones | pt_BR |
dc.title | Uso didático de telefones celulares na educação de jovens e adultos : uma proposta para elaboração de reportagens em vídeo por discentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8415439327232902 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | González, Fredy Enrique | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4034449429973970 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3695932045282949 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente investigação parte do problema de pesquisa identificado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se refere à apresentação de aulas não atrativas, com uso insuficiente de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Além disso, verificam-se lacunas que se referem a não identificação de um método didático específico para a EJA, bem como à escassez de pesquisas relacionando essa modalidade de ensino com TDIC. Dessa forma, o trabalho contribui epistemologicamente ao descrever um método de ensino que orienta professores quanto ao uso didático de telefones celulares para elaboração de reportagens em vídeo realizadas por estudantes da EJA. O método descrito transita por questões metodológicas ativas, que dizem respeito ao diálogo, à participação e à colaboração entre os discentes desta modalidade de ensino, considerando interfaces existentes entre Computação, Comunicação e Educação. A base epistemológica da investigação é a Design Science e o método que a operacionaliza é a Design Science Research. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RosangelaDiasCarvalhoDoNascimento_Dissert.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons