Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Rosangela Dias Carvalho do-
dc.date.accessioned2024-05-21T11:53:08Z-
dc.date.available2023-07-20-
dc.date.available2024-05-21T11:53:08Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30244-
dc.description.abstractThis investigation starts from the research problem identified in Youth and Adult Education (EJA), which refers to the presentation of unattractive classes, with insufficient use of Digital Information and Communication Technology (TDIC). In addition, there are gaps that refer to the non-identification of a specific teaching method for EJA, as well as the scarcity of research relating this teaching modality with TDIC. Thus, the work contributes epistemologically by describing a teaching method that guides teachers regarding the didactic use of cell phones for the elaboration of video news reportages made by EJA students. The described method transits through active methodological issues, which concern dialogue, participation and collaboration among students of this teaching modality, considering existing interfaces between Computing, Communication and Education. The epistemological basis of the investigation is Design Science and the method that operationalizes it is Design Science Research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-21T11:53:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosangelaDiasCarvalhoDoNascimento_Dissert.pdf: 2050567 bytes, checksum: 19fc328846058ae876760ec9faa84e17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-21T11:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosangelaDiasCarvalhoDoNascimento_Dissert.pdf: 2050567 bytes, checksum: 19fc328846058ae876760ec9faa84e17 (MD5) Previous issue date: 2023-03-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectMetodologia didáticapt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectTelefones celulares - Uso didáticopt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectTeaching methodpt_BR
dc.subjectCell phonespt_BR
dc.titleUso didático de telefones celulares na educação de jovens e adultos : uma proposta para elaboração de reportagens em vídeo por discentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415439327232902pt_BR
dc.contributor.advisor-co1González, Fredy Enrique-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4034449429973970pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3695932045282949pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação parte do problema de pesquisa identificado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se refere à apresentação de aulas não atrativas, com uso insuficiente de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Além disso, verificam-se lacunas que se referem a não identificação de um método didático específico para a EJA, bem como à escassez de pesquisas relacionando essa modalidade de ensino com TDIC. Dessa forma, o trabalho contribui epistemologicamente ao descrever um método de ensino que orienta professores quanto ao uso didático de telefones celulares para elaboração de reportagens em vídeo realizadas por estudantes da EJA. O método descrito transita por questões metodológicas ativas, que dizem respeito ao diálogo, à participação e à colaboração entre os discentes desta modalidade de ensino, considerando interfaces existentes entre Computação, Comunicação e Educação. A base epistemológica da investigação é a Design Science e o método que a operacionaliza é a Design Science Research.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosangelaDiasCarvalhoDoNascimento_Dissert.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons