Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Amanda Gomes.-
dc.date.accessioned2017-11-29T14:34:54Z-
dc.date.available2014-08-15-
dc.date.available2017-11-29T14:34:54Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3024-
dc.description.abstractnot availablept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-29T14:34:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AGS15082014.pdf: 675261 bytes, checksum: 09da01eff46f209ebe06e1a5f8a08227 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-29T14:34:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AGS15082014.pdf: 675261 bytes, checksum: 09da01eff46f209ebe06e1a5f8a08227 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEstudo de caso.pt_BR
dc.subjectNovas tecnologias.pt_BR
dc.subjectEnsino médio.pt_BR
dc.titleO uso de novas tecnologias no ensino médio: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa., Maria Ester Vieira de-
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado O Uso De Novas Tecnologias No Ensino Médio: um estudo de caso, objetiva apresentar dados acerca do letramento digital na sala de aula do Ensino Médio em escolas estaduais da Paraíba, especificamente em algumas escolas da Capital paraibana. Temos como objetivo específico verificar se está ocorrendo ou não o uso das novas tecnologias no ensino. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo com a participação de professores e alunos, do segundo ano do Ensino Médio de quatro escolas públicas de João Pessoa, visto que só essa turma havia sido beneficiada no ano de 2013 com o Tablet quando ainda eram alunos do primeiro ano do ensino médio. Ao todo, responderam ao questionário 6 (seis) professores e 40 (quarenta) alunos. Com o questionário, buscamos compreender a opinião tanto de professores quanto dos alunos a respeito das novas ferramentas tecnológicas em sala de aula e do acesso ao laboratório de informática, entre outras questões. Por fim, os dados coletados demonstram que as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo Governo Estadual em convênio com o Governo Federal já estão em posse de todos os professores entrevistados e de 65% dos alunos. Porém, embora tenha alcançado a maioria dos alunos e todos os professores, essas ferramentas ainda não estão proporcionando aos alunos o letramento digital esperado, aquele que contribuiria para a inclusão social desses alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGS15082014.pdf659,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons