Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, João Nascimento-
dc.date.accessioned2024-05-22T16:48:49Z-
dc.date.available2024-05-22-
dc.date.available2024-05-22T16:48:49Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30261-
dc.description.abstractMathematics accompanied all periods of human evolution. At each stage of growth, calculus was present from the beginning to the present day. Continuing this progress, technologies were recently inserted in the classroom through computing and Mathematics led the part of robotics, evolving the methodology to facilitate teaching and learning. In this context, in the 1st year of high school at the ECI Odilon Nelson Dantas school in the municipality of Cuitegi, the use of robotics in Mathematics classes was developed. The pedagogical actions were carefully analyzed to obtain the objective that was qualification in learning. The use of programming to move the robot around the circuits and the challenges it faced, fascinated the students in their search for new horizons within the line of studies. To this end, renowned bibliographic authors such as: COLL (2013), MORAES (2010) and SILVA (2020) were used, triggering in the students of this class the desire for greater achievements and providing experiences for both teachers and students in the focused school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-05-22T16:48:49Z No. of bitstreams: 1 JNS22052024.pdf: 1257177 bytes, checksum: 15973e1b05765bf23b97cc00c65b85aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-22T16:48:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JNS22052024.pdf: 1257177 bytes, checksum: 15973e1b05765bf23b97cc00c65b85aa (MD5) Previous issue date: 2023-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.titleA robótica como ferramenta no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Joedson Silva dos-
dc.description.resumoA Matemática acompanhou todos os períodos da evolução humana. Em cada etapa de crescimento, os cálculos estavam presentes desde os primórdios até os dias atuais. Continuando esse progresso, foram inseridas recentemente as tecnologias emsala de aula através da computação e a Matemática liderou a parte da robótica, evoluindo a metodologia para facilitar o ensino e a aprendizagem. Neste contexto, desenvolveuse no 1º ano do Ensino Médio na escola ECI Odilon Nelson Dantas no município de Cuitegi, o uso da robótica nas aulas de Matemática. As ações pedagógicas analisadas cuidadosamente para obter o objetivo que era a qualificaçãona aprendizagem. A utilização de programação para mover o robô nos circuitos e os desafios que ele enfrentou, fascinou os alunos na busca de novos horizontes dentro da linha de estudos. Para tanto, empregou-se autores de renomes bibliográficos como: COLL (2013), MORAES (2010) e SILVA (2020), desencadeando nos estudantes desta turma a vontade de maiores conquistas e proporcionando experiências tanto para os docentes e discente na escola enfocada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JNS22052024.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.