Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Alexandra Pereira-
dc.date.accessioned2017-11-29T14:51:43Z-
dc.date.available2014-07-15-
dc.date.available2017-11-29T14:51:43Z-
dc.date.issued2014-07-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3028-
dc.description.abstractResearch is fundamental to the construction of knowledge, because by means of it students may experience new social and scientificdiscoveries, accordingly, the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) stablish that the Scholarship Program for Scientific Initiation (PIBIC ) is focused on the development of scientific thought and the initial research practices of undergraduate students in higher education. Thus, we have in mind that knowledge can not be limited, but it can be spread to reach society and benefit it by outcomes of researches . In this sense, this sttudy aims to investigate the contributions of PIBIC in teacher-researchers, specifically in regard to academic literacy observed in articles about textualization of scientific initiation process.We seek to investigate how this construction process reveals in the student’s academic literacy, among other things checking the differences recorded between the first and the last version of the articles; the main problems regarding is the appropriation of knowledge, and finally, how students react to the interventions of teachers in the process of rewriting the texts. It is a qualitative-interpretative research and a documentary base corpus . For analysis, we collected four papers produced within projectsundergraduates during the years 2012, 2013 and 2014. Theoretical and methodological contributions were based on InteractionismSocio-discursive ((ISD) Bronckart 1999, 2006). The approach of Bhatia and Swales (1999); Bazerman (2007); Severino (2013); BortoniRicardo (2008), Motta-Roth and Hendges (2010), among others. The results showed that the inclusion of students in these projectshas provided undergraduates significant changes both in their written texts and the practice of research and training process as researchers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-29T14:51:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) APD15072014.pdf: 1812127 bytes, checksum: 22ccfb096ece93cb4b05adcecc9b44b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-29T14:51:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) APD15072014.pdf: 1812127 bytes, checksum: 22ccfb096ece93cb4b05adcecc9b44b6 (MD5) Previous issue date: 2014-07-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscrita.pt_BR
dc.subjectLetramento acadêmico.pt_BR
dc.subjectPIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)pt_BR
dc.titleAs contribuições do PIBIC para formação de professores pesquisadores: uma análise dos artigos de iniciação científicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Regina Celi Mendes-
dc.description.resumoA pesquisa é fundamental para construção do conhecimento, pois é a partir dela que o estudante vivencia novas descobertas científicas e sociais. Nesse sentido, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estabelece que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) seja voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e para a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Desse modo, entendemos que o conhecimento não pode ser limitado, mas propagado para que se possa alcançar a sociedade e beneficiá-la por meio dos resultados das pesquisas. Nesta perspectiva, a presente monografia objetiva investigar as contribuições do PIBIC na formação de professores-pesquisadores, especificamente, no que refere ao processo de letramento acadêmico evidenciado na textualização dos artigos de iniciação científica. Procuramos investigar como se revela o processo de construção do letramento acadêmico dos alunos, verificando, entre outros aspectos, as diferenças registradas entre a primeira e a última versão dos artigos; os principais problemas quanto à apropriação, e por fim, como os alunos reagem às intervenções dos professores no processo de reescrita dos textos. A pesquisa é qualitativa-interpretativista e se utiliza de um corpus de base documental. Para análise, coletamos oito artigos produzidos no âmbito de projetos de iniciação científica nas vigências dos anos 2012, 2013 e 2014. Os aportes teórico-metodológicos foram embasados à luz do Interacionismo Sociodiscursivo ((ISD) BRONCKART, 1999, 2006). Trabalhamos também com Bhatia e Swales (1999); Bazerman (2007); Severino (2013); Bortoni-Ricardo (2008), Motta-Roth e Hendges (2010), entre outros. Os resultados apontaram que a inserção dos discentes nesses projetos tem proporcionado aos graduandos mudanças significativas tanto em seus textos escritos, como na prática de pesquisa e no processo de formação como pesquisadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APD15072014.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons