Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEspírito Santo, Ítalo Amorim do-
dc.date.accessioned2024-05-29T13:27:19Z-
dc.date.available2023-10-31-
dc.date.available2024-05-29T13:27:19Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30304-
dc.description.abstractThe text presented is the result of a Master's Degree research in Linguistics and Teaching that deals about language such as social practice, resilience and Human Rights in the training of high school students. Thus, the study sought to evaluate how language and resilient processes can enhance the formation of high school students in human rights education. Various social conflicts can be avoided as long as those involved have a resilient behavior, that is, in a process of overcoming that can be learned and stimulated, helping the individual to recover from any traumatic experience that may happen. As specific objectives we have: to theorize and exemplify the resilience in the formation of high school students, to understand what human rights are and to instigate students to assimilate resilient processes for the practice of these respective rights. In general terms, the discussion on resilience was marked by the debate proposed by Dyer; Mcguinness (1996); Infante (2005); Taboada; Nice; Machado (2006); Vargas, (2009), especially the scale of resilience proposed by Pesce et al (2005), and adapted from Wagnild and Young (1993). The contributions of Curado (2011) and Pereira (2011), as well as Mota, Santos and Costa (2016), Pelizolli (2012), Monteiro (2010), Tavares (2010) and Martins In the debate on Human Rights. The research used a mixed methodological approach, with quantitative and qualitative data collection, which underwent a triangulation process. The data showed that the subjects participating in this research understood the possibility and the need to use the language and the resilient posture as a support for learning in Human Rights.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-29T13:27:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÍtaloAmorimDoEspíritoSanto_Dissert.pdf: 1194301 bytes, checksum: 7caf9b90d2fb07e060edc1f0decf4c9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-29T13:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÍtaloAmorimDoEspíritoSanto_Dissert.pdf: 1194301 bytes, checksum: 7caf9b90d2fb07e060edc1f0decf4c9e (MD5) Previous issue date: 2017-06-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística - Ensino médiopt_BR
dc.subjectLinguagem - Prática socialpt_BR
dc.subjectLinguagem - Resiliênciapt_BR
dc.subjectEducação - Direitos humanospt_BR
dc.subjectLanguage - Social practicept_BR
dc.subjectLanguage - Resiliencept_BR
dc.subjectEducation - Human rightspt_BR
dc.titleResiliência e linguagem : a formação do aluno de ensino médio em educação em direitos humanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Francisca Terezinha Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6510709702998786pt_BR
dc.description.resumoO texto apresentado é o resultado de pesquisa de Mestrado em Linguística e Ensino que versa sobre linguagem como prática social, resiliência e Direitos Humanos na formação de alunos do Ensino Médio. Assim, o trabalhou buscou avaliar como a linguagem e os processos resilientes podem potencializar a formação de alunos de Ensino Médio em Educação em Direitos Humanos. Diversos conflitos sociais podem ser evitados desde que seus envolvidos tenham um comportamento resiliente, isto é, em um processo de superação que pode ser aprendida e estimulada, ajudando ao indivíduo a se recuperar de qualquer experiência traumática que por ventura venha ocorrer. Como objetivos específicos temos: teorizar e exemplificar a resiliência na formação de alunos do Ensino Médio, compreender o que são os Direitos Humanos e instigar os alunos a assimilarem os processos resilientes para a prática desses respectivos direitos. Em termos gerais, a discussão sobre resiliência foi balizada pelo debate proposto por Dyer; Mcguinness (1996); Infante (2005); Taboada; Legal; Machado (2006); Vargas, (2009), tendo especial importância a escala de resiliência proposta por Pesce et al (2005), e adaptada de Wagnild e Young (1993). Foram fundamentais na discussão sobre linguagem as contribuições de Curado (2011) e Pereira (2011), assim como foram Mota, Santos e Costa (2016), Pelizolli (2012), Monteiro (2010), Tavares (2010) e Martins (2005) no debate sobre Direitos Humanos. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica mista (mixed methods), com coleta de dados quantitativos e qualitativos, que passaram por um processo de triangulação. Os dados evidenciaram que os sujeitos participantes desta pesquisa compreenderam a possibilidade e a necessidade de fazer uso da língua e da postura resiliente como suporte ao aprendizado em Direitos Humanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÍtaloAmorimDoEspíritoSanto_Dissert.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons