Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Eduarda Lourenço da-
dc.date.accessioned2024-05-31T23:44:46Z-
dc.date.available2024-05-31-
dc.date.available2024-05-31T23:44:46Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30331-
dc.description.abstractPhilosophy is a dynamic field of inquiry into the understanding of the world and human existence, based on experience and continuous reflection. This research highlights the African philosophical tradition, which has flourished throughout the ages and offers a wide variety of perspectives. However, African philosophies are often ignored in mainstream philosophical discourses, which tend to favor and use Eurocentric perspectives. This study focuses on the Bantu and Ubuntu philosophies as representatives of this tradition, which stand out for their contribution to the dialogue on fundamental questions of human existence from non-Western perspectives. The study highlights the importance of recognizing and integrating these diverse philosophical perspectives into educational curricula. Using a descriptive approach based on bibliographical research, the study explores these issues and seeks to highlight the gap in the approach to non-Western philosophical currents in education, especially in higher education. Finally, the implications of these reflections for philosophy teaching are discussed, emphasizing the need to promote a dialogue that integrates new philosophical perspectives and thus broadens diversity and plurality in the philosophical field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2024-05-31T23:44:46Z No. of bitstreams: 1 _.pdf: 471023 bytes, checksum: 5822a6a8aab7a855e63b1d36ecd627a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-31T23:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _.pdf: 471023 bytes, checksum: 5822a6a8aab7a855e63b1d36ecd627a8 (MD5) Previous issue date: 2024-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFilosofia africana;pt_BR
dc.subjectBantu;pt_BR
dc.subjectForça vital;pt_BR
dc.subjectUbuntu;pt_BR
dc.subjectRacismo epistêmico.pt_BR
dc.subjectAfrican philosophy;pt_BR
dc.subjectBantu;pt_BR
dc.subjectVital force;pt_BR
dc.subjectUbuntu;pt_BR
dc.subjectEpistemic racism.pt_BR
dc.titleFILOSOFIA PARA ALÉM DO OCIDENTE: EXPLORANDO PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS AFRICANASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1SIMÕES, Bruno Costa-
dc.description.resumoA filosofia é um campo dinâmico de investigação sobre a compreensão do mundo e da existência humana, com base na experiência e na reflexão contínua. Esta pesquisa destaca a tradição filosófica africana, que floresceu ao longo dos tempos e que oferece uma grande variedade de perspectivas. No entanto, as filosofias africanas são frequentemente ignoradas nos discursos filosóficos dominantes, que tendem a favorecer e usar perspectivas eurocêntricas. O presente estudo enfoca as filosofias bantu e ubuntu como representantes dessa tradição, que se destacam por sua contribuição ao diálogo sobre questões fundamentais da existência humana a partir de perspectivas não ocidentais. O estudo destaca a importância de reconhecer e integrar essas diversas perspectivas filosóficas nos currículos educacionais. Usando uma abordagem descritiva baseada em pesquisa bibliográfica, o estudo explora essas questões e procura destacar a lacuna na abordagem das correntes filosóficas não ocidentais na educação, especialmente no ensino superior. Por fim, são discutidas as implicações dessas reflexões para o ensino de filosofia, enfatizando a necessidade de promover um diálogo que integre novas perspectivas filosóficas e, assim, amplie a diversidade e a pluralidade no campo filosófico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFilosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_.pdftcc EDUARDALOURENÇODASILVA459,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.