Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Neto, Luiz Candoia dos-
dc.date.accessioned2024-06-04T10:16:47Z-
dc.date.available2024-08-24-
dc.date.available2024-06-04T10:16:47Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30353-
dc.description.abstractThe Free Electoral Advertising Schedule (HGPE) is part of the Brazilian democratic and television culture, being an important tool for strengthening citizenship. The present study investigates how different audiovisual devices are articulated in the HGPE, configuring itself as a social device, in the sense of Foucault (1996), Agamben (2005; 2008), Deleuze (1996) and Braga (2011; 2017). Eco's thought (1979, 1993) on the author and reader model and addressing for understanding the dynamics of interaction and power between candidate and voters in the HGPE scope is also fundamental in the research. Taking as an object of analysis the television programs of the then candidate Cícero Lucena for the mayoralty of João Pessoa in 2020, it was possible to demonstrate the articulation of the documental device, telereportage and marketing in the constitution of the HGPE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-06-04T10:16:47Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizCandoiaDosSantosNeto_Dissert.pdf: 2272443 bytes, checksum: 122f49c30facad59f1010d4c53ec1515 (MD5) LuizCandoiaDosSantosNeto_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2160 bytes, checksum: da50e42f71028db2d8f93f0b617ed438 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-04T10:16:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizCandoiaDosSantosNeto_Dissert.pdf: 2272443 bytes, checksum: 122f49c30facad59f1010d4c53ec1515 (MD5) LuizCandoiaDosSantosNeto_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2160 bytes, checksum: da50e42f71028db2d8f93f0b617ed438 (MD5) Previous issue date: 2023-07-11en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHorário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE)pt_BR
dc.subjectDispositivo de comunicaçãopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectEndereçamento - Processo midiáticopt_BR
dc.subjectTelerreportagempt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCommunication devicept_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectAddressing - Media processpt_BR
dc.subjectTelereportpt_BR
dc.subjectFree Electoral Advertising Schedulept_BR
dc.titleO dispositivo horário gratuito de propaganda eleitoral: uma análise de suas características comunicacionais e estratégias de endereçamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mayer, Flávia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9960637815307770pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8596420637164582pt_BR
dc.description.resumoO Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) faz parte da cultura democrática e televisiva brasileira, sendo uma importante ferramenta para o fortalecimento da cidadania. O presente estudo investiga como diferentes dispositivos audiovisuais são articulados no HGPE, configurando ele mesmo como um dispositivo social, na acepção de Foucault (1996), Agamben (2005; 2008), Deleuze (1996) e Braga (2011; 2017). É igualmente basilar na pesquisa o pensamento de Eco (1979, 1993) sobre autor e leitor modelo e endereçamento para a compreensão das dinâmicas de interação e de poder entre candidato e eleitores no âmbito HGPE. Tomando como objeto de análise os programas televisivos do então candidato Cícero Lucena à prefeitura de João Pessoa em 2020, foi possível demonstrar a articulação do dispositivo documental, telerreportagem e do marketing na constituição do HGPE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons