Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3039| Tipo: | TCC |
| Título: | Os textos motivadores da proposta de redação do ENEM e a produção escrita do candidato: um caminho para a análise |
| Autor(es): | Silva, Bruna Costa. |
| Primeiro Orientador: | Lucena, Josete Marinho de |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir acerca do papel desempenhado pelos textos motivadores que se encontram na proposta de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da produção escrita do candidato. Para tanto, buscamos discutir a maneira como as ideias veiculadas por eles podem, ou não, exercer alguma influência na organização do pensamento do candidato-autor, quanto ao ponto de vista por ele assumido, no momento da elaboração do seu texto. É importante ressaltar que ao trabalhar com produção de textos, é indispensável que se considere a teoria dos gêneros textuais, tendo em vista que eles são a base da comunicação humana, bem como, as teorias que entendem a linguagem enquanto atividade social. Portanto, nosso aporte teórico pauta-se na teoria dos gêneros textuais e no Interacionismo Socio Discursivo (ISD). Destacamos os teóricos Bakhtin (2000), Bronckart (2012) e Silva (2012), Marcuschi (2005; 2008; 2012) e Val (2009), para nossa pesquisa, além dos documentos oficiais que guiam a elaboração do exame. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, uma vez que pauta-se na análise de documentos oficiais que tem por objetivo avaliar os candidatos que estão aptos a ingressar nas instituições de ensino superior do país. Para realização das análises foram selecionadas duas propostas de redação, que correspondem os anos de 2011 e 2012, além de dez redações produzidas pelos candidatos durante a aplicação das provas nesses anos. Procuramos observar como os textos motivadores são recebidos pelos candidatos-autores, por meio da interferência desses textos na escrita da redação. Após conclusão das análises, apresentamos os resultados referentes à importância que os textos motivadores desempenham no momento da reflexão que antecede a escrita do aluno, tendo em vista que estes se mostram enquanto um caminho de discussão para conduzir o pensamento do candidato. |
| Abstract: | This work aims to discuss about the played role of motivating texts found on the redaction proposal of ENEM (National High School Exam), from the candidate‟s writing production. For this, we focused on identifying the way in which ideas brought by these texts can exert some influence upon the organization of the candidates‟ thoughts, considering the point of view assumed by them, by the moment of elaboration of their texts. It is important to highlight that, on working upon text production, it is indispensable to consider the textual genres theory, based on the fact that they are the pillars of human communication, as so the theories that explain language as a social activity. So, our theoretical contribution is guided by the theory of textual genres and in socio-discursive interactionism. We highlight researchers such as Bakhtin (2000), Bronckart (2012) and Silva (2012), Marcuschi (2005; 2008; 2012) and Val (2009), for our research, as long as the documents that guided us to the elaboration of an exam. This way, this is a documentary research, of qualitative nature, once it is based on the analysis of official documents that have the objective of evaluating the candidates who fits on joining the universities of our country. To the realization of the analysis, we selected two proposals of redaction, that comprehended the years of 2011 and 2012, along with ten redactions produced by the candidates during the test‟s appliance in those years. We aimed to observe how the motivational texts are received by the author-candidates, through the reflexes of these texts on the redactions‟ writing. After the analysis‟ conclusion, we presented the results referring to the importance that the motivational texts had on the reflexive moment previous to the students‟ writing, considering that they show themselves as a way of discussion to conduce the candidates‟ thoughts. |
| Palavras-chave: | Língua portuguesa Redação – ENEM Produção escrita – candidato - análise. Textos motivadores. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3039 |
| Data do documento: | 15-Mar-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BCS24022015.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
