Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Mateus da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T23:04:17Z | - |
dc.date.available | 2024-06-12 | - |
dc.date.available | 2024-06-12T23:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30412 | - |
dc.description.abstract | Zoology, a branch of biology that studies animals, is crucial for understanding and preserving wildlife. Within it, Ichthyology stands out in the study of fish, from their anatomy to their behavior. The content of Ichthyology is often taught to students in a superficial and rigid manner, despite the various ways it can be approached more comprehensively. This study aims to analyze the scientific research published in the annals of the Brazilian Congress of Zoology (CBZ) from 2012 to 2020 and the contribution of studies on Ichthyology focused on the field of Education/teaching. It is a qualitative research, based on the bibliographic research method and using the content analysis technique. From the analysis of the abstracts, there is a predominance of published works on Ecology and Faunal Inventory compared to works published on Teaching and Environmental Education in Ichthyology. Regarding the Levels/Modalities of Education, the formal space presents the highest percentage, and in relation to Didactic Modalities, Practical classes are highlighted, and within Teaching Resources and Instruments, Photographs stand out. Concerning the research approach, the authors did not highlight it in any of the works, and in Research Methodology, none specify which was used. Within Data Collection Techniques, Interviews stand out considerably, and in Data Analysis Techniques, none of the authors indicate which were used. It is concluded that the CBZ presents a scarcity of works focused on Ichthyology in Education between 2012 and 2020, highlighting the need for more research and initiatives that explore and strengthen the relationship between Ichthyology and Education/Teaching.. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-06-12T23:04:17Z No. of bitstreams: 1 MSM12062024.pdf: 747572 bytes, checksum: 97a706fc82f1fe2150affdcac172d32a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-12T23:04:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSM12062024.pdf: 747572 bytes, checksum: 97a706fc82f1fe2150affdcac172d32a (MD5) Previous issue date: 2024-05-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ictiologia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em ensino - Ictiologia | pt_BR |
dc.subject | Congresso Brasileiro de Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | A pesquisa em educação/ensino em ictiologia: análise dos trabalhos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Zoologia (Período 2012 - 2020) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Abílio, Francisco José Pegado | - |
dc.description.resumo | A Zoologia, um ramo da biologia que estuda os animais, é crucial para entender e preservar a vida selvagem. Dentro dela, a Ictiologia se destaca no estudo dos peixes, desde sua anatomia até seu comportamento. Relativo ao conteúdo da Ictiologia, acaba sendo ministrado para os estudantes de maneira superficial e engessada, embora existam diversas formas de abordar esse conteúdo de maneira muito abrangente. O estudo objetiva analisar as pesquisas científicas publicadas nos anais do Congresso Brasileiro de Zoologia (CBZ) no período 2012 - 2020 e a contribuição dos estudos sobre a Ictiologia voltada para o campo da Educação/ensino. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, baseada no método de pesquisa bibliográfico e utilizando a técnica de análise de conteúdo. A partir da análise dos resumos, observa-se predominância em trabalhos publicados sobre Ecologia e Inventário Faunístico em relação aos trabalhos publicados em Ensino e Educação Ambiental em Ictiologia. No que se refere aos Níveis/Modalidades de Ensino, o espaço formal apresenta a maior porcentagem, em relação às Modalidades Didáticas, tivemos como destaque Aula prática e dentro de Recursos e Instrumentos de Ensino, tivemos como destaque Fotografias. No que diz respeito à abordagem da pesquisa, os autores não destacaram em nenhum dos trabalhos e em Metodologia da pesquisa, não consta qual foi utilizada e dentro de Técnicas de coleta de dados, Entrevista se destaca com consideravelmente e nas Técnicas de análise de dados, nenhum dos autores evidencia quais foram utilizadas. Conclui-se que o CBZ apresenta uma escassez de trabalhos voltados para a Ictiologia na Educação entre 2012 e 2020, destacando a necessidade de mais pesquisas e iniciativas que explorem e fortaleçam a relação entre a Ictiologia e a Educação/ Ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSM12062024.pdf | 730,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.