Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LIRA, Emerson Caio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T12:25:05Z | - |
dc.date.available | 2024-06-06 | - |
dc.date.available | 2024-06-17T12:25:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30415 | - |
dc.description.abstract | This text addresses the relationship between art and history based on the analysis of pictorial iconography from the 19th century, which makes up the nation's "biographical-visual" heritage and portrays great historical moments and their heroes, with emphasis on the painting Independence or Death ( 1888), by Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905). Historical genre painting is a source of understanding and representation of historical events and, although it is not an instrument of mere symbolic legitimization of the Empire, it fits perfectly into the idea of forming a cohesive body shaped around common objectives, contributing greatly for the construction of a glorious reading of our past in tune with the discourse of two institutions: the Imperial Academy of Fine Arts (1826) and the Brazilian Historical and Geographical Institute (1838). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2024-06-17T12:25:05Z No. of bitstreams: 1 tcc final final final (1) ATUALIZADO).pdf: 1270843 bytes, checksum: f616e989ec130b6a4e9a7ad0e19de888 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-17T12:25:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc final final final (1) ATUALIZADO).pdf: 1270843 bytes, checksum: f616e989ec130b6a4e9a7ad0e19de888 (MD5) Previous issue date: 2023-11-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | História e Cultura; | pt_BR |
dc.subject | Representação Iconográfica | pt_BR |
dc.subject | Pintura Histórica. | pt_BR |
dc.subject | History and Culture; | pt_BR |
dc.subject | Iconographic Representation; | pt_BR |
dc.subject | Historical Painting | pt_BR |
dc.title | A UTILIZAÇÃO DO LIVRO: Pedro Américo As Cores do Brasil Imperial para o Ensino Fundamental ou Didático | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | VASCONCELOS , Lúcio Flávio | - |
dc.description.resumo | Este texto aborda as relações entre arte e história a partir da análise da iconografia pictórica do século XIX, que compõe o patrimônio "biográfico-visual" da nação e retrata os grandes momentos históricos e seus heróis, com destaque para a tela Independência ou Morte (1888), de Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843- 1905). A pintura de gênero histórico é fonte de compreensão e de representação dos acontecimentos históricos e, embora não se configure em instrumento de mera legitimação simbólica do Império, encaixava-se perfeitamente na idéia de formação de um corpo coeso moldado em torno de objetivos comuns, contribuindo sobremaneira para a construção de uma leitura gloriosa de nosso passado afinada com o discurso de duas instituições: a Academia Imperial de Belas Artes (1826) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc final final final (1) ATUALIZADO).pdf | tcc Emerson | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.