Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30444
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jamily Leila Alcantara da | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T17:15:50Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19 | - |
dc.date.available | 2024-06-19T17:15:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30444 | - |
dc.description.abstract | This study investigated the impact of the use of didactic games on the learning of Botany by 7th grade students in a public school in João Pessoa. The research highlighted the importance of active methodologies in teaching Botany, with the aim of promoting meaningful and stimulating learning. The results revealed that didactic games provided an engaging and effective learning experience, contributing to the development of cognitive skills and students' interest in the subject. The games' playful and interactive approach favored the understanding of botany content and encouraged active student participation in the proposed activities. In addition, the research highlighted the importance of rethinking traditional educational practices, seeking to integrate technological resources and innovative strategies into the teaching-learning process, as well as reducing botanical negligence. The use of educational games proved to be a promising tool for promoting scientific literacy, the perception of plants in everyday life and the development of essential skills in students, such as the capacity for critical analysis and the application of scientific thinking. In view of this, this study highlights the importance of investing in dynamic and creative teaching approaches that can stimulate students' interest in botany and provide a more complete and meaningful education. Integrating educational games into botany teaching proved to be an effective strategy for enhancing learning and promoting a more engaging and innovative education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-06-19T17:15:50Z No. of bitstreams: 1 JLAS19062024.pdf: 1034172 bytes, checksum: 7d1c90b55972d39ec68f7aded50ae1d1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-19T17:15:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JLAS19062024.pdf: 1034172 bytes, checksum: 7d1c90b55972d39ec68f7aded50ae1d1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de botânica | pt_BR |
dc.subject | Gameficação | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Uso de jogos didáticos: um foco na aprendizagem de botânica no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de João Pessoa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Rivete Silva de | - |
dc.description.resumo | O presente estudo investigou o impacto do uso de jogos didáticos na aprendizagem de Botânica por alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de João Pessoa. A pesquisa destacou a importância de metodologias ativas no ensino da Botânica, visando promover uma aprendizagem significativa e estimulante. Os resultados revelaram que os jogos didáticos proporcionaram uma experiência de aprendizagem envolvente e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e o interesse dos alunos pela disciplina. A abordagem lúdica e interativa dos jogos favoreceu a compreensão dos conteúdos de Botânica e estimulou a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas. Além disso, a pesquisa evidenciou a importância de repensar as práticas educacionais tradicionais, buscando integrar recursos tecnológicos e estratégias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, como também para diminuição da negligência botânica. A utilização de jogos didáticos mostrou-se uma ferramenta promissora para promover a alfabetização científica, a percepção das plantas no cotidiano e o desenvolvimento de habilidades essenciais nos alunos, como a capacidade de análise crítica e a aplicação do pensamento científico. Diante disso, este estudo ressalta a relevância de investir em abordagens pedagógicas dinâmicas e criativas, que possam estimular o interesse dos alunos pela botânica e proporcionar uma formação mais completa e significativa. A integração de jogos didáticos no ensino de Botânica demonstrou ser uma estratégia eficaz para potencializar a aprendizagem e promover uma educação mais engajadora e inovadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JLAS19062024.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.