Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Daniele Pereira da-
dc.date.accessioned2024-06-19T17:51:06Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T17:51:06Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30447-
dc.description.abstractThe rise of the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus has led to a series of changes and challenges in different areas of society, including education. Remote teaching was an emergency measure to maintain the continuity of classes, making education a big challenge. In this scenario, students with special needs education (SNE) were included, considering the difficulties that they have already experienced during face-to-face teaching, they could face more barriers to overcome, especially in chemistry teaching, due to its specificity. In this sense, the main objective of this work was to investigate, from the teachers' perspective, the provision of chemistry teaching in regular classrooms with SNE students, during remote classes, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB), located in Jaguaribe, João Pessoa-PB. To carry out the research, a qualitative approach was considered pertinent, using a semistructured questionnaire, which was applied to three of the institution's chemistry teachers. The study showed that although special educational assistance services were still offered to students who needed them, teachers did not have any guidance on students with SNE. Regarding the teaching of chemistry, the research showed that one of the higher difficulties mentioned was the specificity of the language and chemical terms, making it very difficult to translate Portuguese into LIBRAS, as has already been reported by several authors. Experiences during remote teaching demonstrated limitations in the formation of the teachers, especially with regard to students with SNE, given the absence of skills by the professionals in the face of the reality in question. On the other hand, remote teaching allowed the use of technologies, providing educators with new ways of teaching, learning, and reinventing themselves.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-06-19T17:51:06Z No. of bitstreams: 1 DPC19062024.pdf: 481559 bytes, checksum: 17a2a747a087ac9b56e64c14e2189d83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-19T17:51:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DPC19062024.pdf: 481559 bytes, checksum: 17a2a747a087ac9b56e64c14e2189d83 (MD5) Previous issue date: 2024-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino de química na pandemiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleEducação inclusiva no cenário pandêmico: o ensino de química remoto na perspectiva de professores de uma escola pública de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Maria Gardênnia da-
dc.description.resumoO surgimento da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 acarretou em uma série de mudanças e desafios em diferentes âmbitos da sociedade, incidindo, inclusive, no educacional. O ensino remoto, de caráter emergencial, se apresentou como uma alternativa para manter a continuidade da oferta das aulas, tornando os desafios da educação ainda maiores. Dentro desde cenário, destacam-se os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) que, tendo em vista as dificuldades já vivenciadas durante o ensino presencial, poderiam se deparar com mais barreiras a serem transpostas, especialmente no ensino de Química, em razão das suas especificidades. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho consistiu em investigar, na perspectiva dos professores, a oferta do Ensino de Química em salas regulares que possuem alunos NEE, durante as aulas remotas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), localizado em Jaguaribe, João Pessoa-PB. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi considerado pertinente uma abordagem qualitativa, por meio da utilização de um questionário semiestruturado, sendo este aplicado a três professores de Química da instituição. O trabalho demonstrou que, embora os serviços do Atendimento Educacional Especializado permanecessem sendo oferecidos aos estudantes que deles necessitaram, os professores não dispuseram de nenhuma orientação no que concerne aos alunos com NEE. No tocante ao ensino de Química, foi observado que uma das maiores dificuldades mencionadas consistiu na especificidade da linguagem e dos termos químicos, tornando-se um grande dificultador para a tradução do português para libras, assim como já apontado na literatura por vários autores. De um lado, se verificou que as experiências durante o ensino remoto demonstraram as fragilidades dos docentes, sobretudo, no que diz respeito aos alunos com NEE, tendo em vista a falta de habilidade dos profissionais para enfrentar a realidade em questão. Por outro lado, o ensino remoto possibilitou uma aproximação maior com a utilização das tecnologias, proporcionando aos educadores novas formas de ensinar, aprender e se reinventar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPC19062024.pdf470,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.