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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Daniel Alex.-
dc.date.accessioned2017-12-04T13:00:31Z-
dc.date.available2015-02-02-
dc.date.available2017-12-04T13:00:31Z-
dc.date.issued2015-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3045-
dc.description.abstractnot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-04T13:00:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DAB02022015.pdf: 1603299 bytes, checksum: d619d51c225e1badb0dde3a9c2bd5f83 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectProdução textual - análise.pt_BR
dc.subjectGênero - carta pessoalpt_BR
dc.titleA produção escrita na escola: o gênero carta pessoalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eneida Martins de-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico apresenta os resultados (qualitativos) obtidos em pesquisa aplicada com alunos do 3º ano do ensino médio utilizando o gênero carta pessoal como instrumento de análise das produções textuais. A pesquisa surgiu da necessidade de se propor uma estratégia que alimentasse o desejo por uma escrita mais contextualizada e que projetasse os educandos a alcançarem os moldes da produção textual exigida nos concursos para o ingresso no ensino superior. A escolha do gênero deve-se ao fato de que os discentes estão cada vez mais integrados às mídias digitais e, desse modo, produzindo cada vez mais textos, afastando-se dos métodos tradicionais. Tal escolha contribui para o resgate da prática e do prazer de escrever. Outra preocupação que levou a esta escolha foi verificar o quanto a tecnologia da comunicação pode interferir na escrita dos alunos e até que ponto o gênero carta é um gênero esquecido. O corpus analisado teve um total de 28 produções textuais dentre as quais apenas 5 foram selecionadas para compor este trabalho por não mencionarem o pesquisador, ou por terem passado pelo processo de refação e ainda por terem destinatários com níveis diferentes de interação. Tanto para a formulação do projeto de pesquisa quanto para a verificação dos resultados, tomamos como referência as palavras de Antunes (2003), Bakhtin (2006), Koch e Elias (2009 e 2010), Marcuschi (2005), Travaglia (2009) além de Silva (2002) que trata especificamente do gênero carta pessoal, entre outros também de fundamental importância para este trabalho. Nossa abordagem é qualitativa e os resultados preliminares; resultados mais profundos exigem uma demanda de tempo maior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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