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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3045Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbosa, Daniel Alex. | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-04T13:00:31Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-02 | - |
| dc.date.available | 2017-12-04T13:00:31Z | - |
| dc.date.issued | 2015-02-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3045 | - |
| dc.description.abstract | not available. | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Produção textual - análise. | pt_BR |
| dc.subject | Gênero - carta pessoal | pt_BR |
| dc.title | A produção escrita na escola: o gênero carta pessoal | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eneida Martins de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho monográfico apresenta os resultados (qualitativos) obtidos em pesquisa aplicada com alunos do 3º ano do ensino médio utilizando o gênero carta pessoal como instrumento de análise das produções textuais. A pesquisa surgiu da necessidade de se propor uma estratégia que alimentasse o desejo por uma escrita mais contextualizada e que projetasse os educandos a alcançarem os moldes da produção textual exigida nos concursos para o ingresso no ensino superior. A escolha do gênero deve-se ao fato de que os discentes estão cada vez mais integrados às mídias digitais e, desse modo, produzindo cada vez mais textos, afastando-se dos métodos tradicionais. Tal escolha contribui para o resgate da prática e do prazer de escrever. Outra preocupação que levou a esta escolha foi verificar o quanto a tecnologia da comunicação pode interferir na escrita dos alunos e até que ponto o gênero carta é um gênero esquecido. O corpus analisado teve um total de 28 produções textuais dentre as quais apenas 5 foram selecionadas para compor este trabalho por não mencionarem o pesquisador, ou por terem passado pelo processo de refação e ainda por terem destinatários com níveis diferentes de interação. Tanto para a formulação do projeto de pesquisa quanto para a verificação dos resultados, tomamos como referência as palavras de Antunes (2003), Bakhtin (2006), Koch e Elias (2009 e 2010), Marcuschi (2005), Travaglia (2009) além de Silva (2002) que trata especificamente do gênero carta pessoal, entre outros também de fundamental importância para este trabalho. Nossa abordagem é qualitativa e os resultados preliminares; resultados mais profundos exigem uma demanda de tempo maior. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DAB02022015.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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