Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Magno de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-06-20T16:52:19Z-
dc.date.available2023-09-06-
dc.date.available2024-06-20T16:52:19Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30460-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to study the theme of the ongoing teacher´s formation for Religious Education. It intends to analyze the Cycle of the ongoing formation carried out by the Brazil Salesian Network of Schools, between the years of 2020 and 2022, based on a collection of textbooks which is placed as consistent with the BNCC. For this reason, through bibliographical research, we dialogued with authors who deal with the theme of Ongoing Teacher´s Formation, among them: Paulo Freire, Maurice Tardif and Francisco Imbernón and with specialists who made their research with the theme of Religious Education, according to the BNCC, among them are: Sérgio Junqueira and Elisa Rodrigues. After presenting some characteristics of the Salesian Network, through documentary research, we analyzed the collection of textbooks for elementary school - early years, Nautas. The Salesian Network was the place where the ongoing formation cycle that will be analyzed in this paper took place and the Nautas teaching material was the main reference used for this formation. Therefore, by presenting the experience conducted in the Salesian Confessional Network, we hope to contribute to the reflection on the importance of ongoing teacher´s formation from the perspective of the BNCC. As we shall see, such perspective aims at a society where different people do not annihilate each other, but complement each other, fostering dialogue and the culture of peace.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-06-20T16:52:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MagnoDeCarvalhoXavier_Dissert.pdf: 4047506 bytes, checksum: abfbb4fe1aa391f2a8d05f67ce27cc79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-20T16:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MagnoDeCarvalhoXavier_Dissert.pdf: 4047506 bytes, checksum: abfbb4fe1aa391f2a8d05f67ce27cc79 (MD5) Previous issue date: 2023-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação religiosa continuadapt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectLivros didáticos Nautaspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.subjectOngoing formationpt_BR
dc.subjectTextbooks Nautaspt_BR
dc.titleA formação continuada de docentes de ensino religioso para o ensino fundamental (anos iniciais) a partir da coleção de livros didáticos Nautaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896660874165271pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objeto o estudo do tema da Formação Continuada de Professores(as) para o Ensino Religioso. Objetiva-se analisar o Ciclo de Formação Continuada realizado pela Rede Salesiana Brasil de Escolas, entre os anos 2020 e 2022, a partir de uma coleção de livros didáticos que se coloca como coerente com a BNCC. Para isso, por meio da pesquisa bibliográfica, dialogamos com autores que tratam do tema da Formação Continuada de docentes, dentre eles: Paulo Freire, Maurice Tardif e Francisco Imbernón, e com especialistas que pesquisam o tema do Ensino Religioso, segundo a BNCC, dentre eles Sérgio Junqueira e Elisa Rodrigues. Após apresentar algumas características da Rede Salesiana, por meio da pesquisa documental, analisamos a coleção de livros didáticos para o Ensino Fundamental – anos inicias, Nautas. A Rede Salesiana foi o locus onde aconteceu o Ciclo de Formação Continuada que será analisado neste trabalho, e o material didático Nautas foi a principal referência utilizada para essa formação. Dessa forma, ao apresentar a experiência realizada na Rede Confessional Salesiana, espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Formação Continuada de Docentes, na perspectiva da BNCC. Como veremos, tal perspectiva visa uma sociedade onde os diferentes não se aniquilam, mas se complementam, fomentando o diálogo e a cultura de paz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MagnoDeCarvalhoXavier_Dissert.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons