Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edília Celestino-
dc.date.accessioned2017-12-04T13:35:27Z-
dc.date.available2015-02-02-
dc.date.available2017-12-04T13:35:27Z-
dc.date.issued2015-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3048-
dc.description.abstractThis present study aims to reflect on the evaluation process in Literacy Cycle, based on the evaluation model of the Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). The study was based on several theoretical, in the area of evaluation and literacy, such as: Fernandes (2012), Hoffmann (1998) (2008) (2012), Luckesi (1995), Rabelo (1998), Russian (2012) Soares (2004) (2013), Vasconcellos (2006) Zabala (1998) Gadotti (1984), Stiff (2008). Stood out concepts and principles in assessment and literacy, as well as a presentation and analysis of the official document that guides the program. We tried to information in research grants to teachers, managers and supervisors, all participants in the Pact for Literacy. It is concluded that lack the need for a broader understanding of the true function of the evaluation specifically in program design. It was felt that the proposal bottleneck is in the continuing education of teachers. This should be grounded in a solid theoretical training, guidance and monitoring of activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-04T13:35:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ECS02022015.pdf: 1250914 bytes, checksum: cc9bbb8673c3c8e7db6768373e16c103 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-04T13:35:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ECS02022015.pdf: 1250914 bytes, checksum: cc9bbb8673c3c8e7db6768373e16c103 (MD5) Previous issue date: 2015-02-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
dc.subjectformação continuadapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: problematização acerca do processo avaliativo no ciclo de alfabetização /pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Carmen Lúcia Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de avaliação no Ciclo de Alfabetização, tendo como base o modelo de avaliação do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O estudo pautou-se em vários teóricos, na área da avaliação e da alfabetização, tais como: Fernandes (2012), Hoffmann (1998) (2008) (2012), Luckesi (1995), Rabelo (1998), Russo (2012), Soares (2004) (2013), Vasconcellos (2006), Zabala (1998), Gadotti (1984), Firme (2008). Destacou-se conceitos e concepções em avaliação e alfabetização, assim como, uma apresentação e análise do documento oficial que orienta a execução do programa. Buscou-se subsídios informativos na investigação com os professores, gestores e orientadores, todos participantes do Pacto Pela Alfabetização. Conclui-se que falta a necessidade de um conhecimento mais amplo sobre a verdadeira função da avaliação especificamente na concepção do Programa. Percebeu-se que o ponto de estrangulamento da proposta, está na formação continuada dos professores. Esta deve ser calcada numa formação teórica sólida, na orientação e acompanhamento das atividades realizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECS02022015.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons