Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTargino, Luana da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-26T12:42:36Z-
dc.date.available2024-05-03-
dc.date.available2024-06-26T12:42:36Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30498-
dc.description.abstractUrban spaces have gradually replaced the natural environment, while natural resources are continually altered, modified or even destroyed by human activities. Water and other elements vital to human beings, as well as the planet's biodiversity, suffer the negative impacts of these actions. This project's main objective is to promote awareness among students at Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida through Environmental Education. Held among the public aged between 15 and..., from February to May 2024, the project combines efforts and experiences with local residents, teachers and other partner entities. We highlight the importance of the 'Gruta da Paula' springs in the Municipality of Bananeiras, PB, for the ecosystem services they offer to local biological diversity and to the city in general. The methodology used consisted of field research with a qualitative approach, aiming to analyze adolescents' understanding of environmental education, focusing on springs and the ecological relationships that surround them. Lectures, distribution of educational materials, site visits, interviews and specific Environmental Education classes were held.Data were collected through semi-structured questionnaires and discussed in light of studies on environmental education, whose concepts are essential for the conservation of springs and their adequate management. As a result, we recognized the need to develop activities closer to the springs, integrating this theme more deeply into classrooms and encouraging greater participation fromresidents and institutions focused on their preservation.The results indicated an evolution in students' understanding of environmental education, highlighting their capacity for conceptual expression. Furthermore, it is noteworthy that the awareness raised generated concerns about springs, local fauna and flora, as well as human actions that affect the environment. This highlights the importance of frequently integrating environmental education actions into school spaces.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-06-26T12:42:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LST26062024 - MB292.pdf: 2920596 bytes, checksum: 19db15b7b40157a51beb483fc7d78bad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-26T12:42:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LST26062024 - MB292.pdf: 2920596 bytes, checksum: 19db15b7b40157a51beb483fc7d78bad (MD5) Previous issue date: 2024-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectNascentespt_BR
dc.subjectMatas ciliarespt_BR
dc.titleDas nascentes de um rio às nascentes de uma educação: relato de uma experiência sobre o rio goiamunduba, Bananeiras-Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Daniel Duarte-
dc.description.resumoOs espaços urbanos têm gradualmente substituído o meio natural enquanto os recursos naturais são continuamente alterados, modificados ou até mesmo destruídos por atividades humanas. A água e outros elementos vitais para os seres humanos, bem como a biodiversidade do planeta sofrem os impactos negativos dessas ações. Este projeto tem como objetivo principal promover a conscientização de estudantes da Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida por meio da Educação Ambiental. Realizado entre o público com idades entre 15 e 26anos no período de fevereiro a maio de 2024, o projeto une esforços e experiências junto aos moradores locais, professores e outras entidades parceiras. Destacamos a importância das nascentes da 'Gruta da Paula' no Município de Bananeiras, PB, pelos serviços ecossistêmicos que oferecem à diversidade biológica local e à cidade em geral. A metodologia empregada consistiu em pesquisa de campo com abordagem qualitativa, visando analisar a compreensão dos adolescentes sobre a educação ambiental, com foco nas nascentes e nas relações ecológicas que as cercam. Foram realizadas palestras, distribuição de materiais educativos, visitas ao local, entrevistas e aulas específicas de Educação Ambiental. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e discutidos à luz dos estudos sobre educação ambiental, cujos conceitos são essenciais para a conservação das nascentes e seu manejo adequado. Como resultado, reconhecemos a necessidade de desenvolver atividades mais próximas das nascentes, integrando essa temática mais profundamente às salas de aula e incentivando maior participação dos moradores e instituições voltadas para sua preservação. Os resultados indicaram uma evolução na compreensão dos estudantes sobre a educação ambiental, evidenciando sua capacidade de expressão conceitual. Além disso, destaca-se que a conscientização promovida gerou preocupações com as nascentes, a fauna e flora locais, bem como com as ações humanas que afetamo ambiente. Isso ressalta a importância da integração frequente de ações de educação ambiental nos espaços escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LST26062024 - MB292.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons