Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30507| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A escola de educação básica da UFPB como organização aprendente: desafios docentes no contexto pandêmico |
| Autor(es): | Mello, Cynthia Tribuzy Pereira de |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Alexsandra Carvalho de |
| Resumo: | Este trabalho teve como propósito analisar os desafios e oportunidades da prática docente no contexto da pandemia da COVID-19, no âmbito da Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS/UFPB). Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, que reforça o papel da escola como organização aprendente, capaz de revisar e mudar condutas, processos e funções, aprendendo da própria experiência, em diálogo constante com outras áreas de conhecimentos, assumindo os desafios e erros como uma parte consubstancial à aprendizagem, de modo a construir uma visão compartilhada das dificuldades, possibilidades, ameaças e fortalezas da prática docente, que permitirão modificar o funcionamento organizacional da escola e antecipar cenários futuros fortalecidos. Através da análise bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, pretendeu-se conhecer as diferentes estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes da EEBAS/UFPB na condução das aulas síncronas e assíncronas durante o período de ensino remoto; identificar as fortalezas e as ameaças do processo de implementação de modelos de ensino remoto no território da EEBAS/UFPB; apresentar e refletir sobre os limites da virtualidade como modelo escolar e os paradoxos da educação do presente e do futuro. Na análise dos dados e interpretação dos resultados, utilizou-se categorias embasadas em estudos e pesquisas Ibero-americanas, em que foram analisadas as ferramentas de comunicação; conteúdos e materiais; controle e acompanhamento; gestão e planejamento do processo de ensino-aprendizagem do ensino remoto, que culminou no direcionamento de estratégias inovadoras para pensar os paradoxos da educação do presente e do futuro, considerando o grande desafio de assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, em consonância com o ODS 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. |
| Abstract: | This research aims to analyze the challenges and opportunities of teaching practice in the context of the COVID-19 pandemic within the UFPB School of Basic Education (DEBAS/CE/UFPB). This is a study of a qualitative nature, which reinforces the role of the school as a learning organization, capable of reviewing and changing behaviors, processes and functions, learning from its own experience, in constant dialogue with other areas of knowledge, taking on the challenges and errors as a substantial part of learning, in order to build a shared vision of the difficulties, possibilities, threats and strengths of teaching practice, which will allow modifying the organizational functioning of the school and anticipating strengthened future scenarios.Through bibliographic analysis and semi-structured interviews, it is intended to know the different pedagogical strategies used by EEBAS/UFPB teachers in conducting synchronous and asynchronous classes during the remote teaching period; identify the strengths and threats of the process of implementing remote teaching models in the territory of EEBAS/UFPB; present and reflect on the limits of virtuality as a school model and the paradoxes of present and future education. In the data analysis and interpretation of results, it is used analysis categories based on Ibero-American studies and research, in which communication tools will be analyzed; content and materials; control and follow-up; management and planning of the teaching-learning process of remote teaching, which will also culminate in the direction of innovative strategies to think about the paradoxes of present and future education, considering the great challenge of ensuring an inclusive, equitable and quality education, in line with with SDG 4 of the 2030 Agenda for Sustainable Development. |
| Palavras-chave: | Ensino remoto Prática docente Pandemia - Covid-19 Educação básica Organização aprendente Desafios docentes Remote teaching Teaching practice Pandemic - Covid-19 Basic education Learning organization Teaching challenges |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30507 |
| Data do documento: | 29-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CynthiaTribuzyPereiraDeMello_Dissert.pdf | 935,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
