Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Vandersson de Araújo-
dc.date.accessioned2024-07-02T12:12:32Z-
dc.date.available2024-05-20-
dc.date.available2024-07-02T12:12:32Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30514-
dc.description.abstractChemistry is a science dedicated to the investigation of matter and its transformations. Within the natural sciences field, it aims to elucidate a wide range of everyday phenomena that are relevant to society. However, it is often perceived by many students as a difficult and not important subject, which can be attributed to factors such as the complexity of the concepts and the teaching methodologies employed, which often focus on memorization and repetition. Among the methodologies that can enhance the teaching and learning process, we highlight the use of investigative experimentation related to Forensic Chemistry. Therefore, this study aimed to analyze the potential of investigative experimental activities, associated with aspects of Forensic Chemistry, in the learning process of the chemistry subject. This research adopts a qualitative approach, classified as exploratory in terms of objectives, and defined as pedagogical research according to the procedures. The study was conducted in a state school located in the city of Areia, PB, involving 43 students from two classes in the third year of high school. To facilitate the data obtaining, we developed a Didactic Sequence (DS) comprising nine instructional moments. The data obtained were analyzed using content analysis, resulting in three analytical categories: (I) “First thing I saw that was good in Chemistry”: Forensic Chemistry in high school; (II) “Solving crimes, learning Chemistry”: investigative experimentation based on aspects of Forensic Chemistry; and (III) “After the collection and forensic investigations, we reached the following conclusion”: reflecting the relevance of chemical knowledge in crime resolution. The results revealed that investigative experimentation associated with Forensic Chemistry facilitated the understanding of chemical concepts and made the teaching process more engaging, dynamic, and participatory. Therefore, we conclude that innovative methodologies, such as investigative experimentation, have considerable potential to improve the interest of students and enable a better understanding of the concepts covered in class, which is uncommon in traditional teaching methods.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-07-02T12:12:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VAF02072024 - MQ091.pdf: 2605982 bytes, checksum: f307ed0780708d9a12db9c655e073631 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-02T12:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VAF02072024 - MQ091.pdf: 2605982 bytes, checksum: f307ed0780708d9a12db9c655e073631 (MD5) Previous issue date: 2024-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectExperimentação investigativapt_BR
dc.subjectResolução de crimespt_BR
dc.titleAquímica em cenas de crime: Experimentando com a química forense no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Betania Hermenegildo dos-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Quésia Raquel Ribeiro da-
dc.description.resumoA Química consiste em uma ciência que se dedica à investigação da matéria e das suas transformações. No âmbito das ciências naturais, visa elucidar uma vasta gama de fenômenos do dia a dia, desempenhando um papel de extrema relevância para a sociedade. Entretanto, ela ainda é considerada por muitos estudantes uma área de difícil compreensão e sem importância, o que pode ser decorrente de alguns fatores, como a complexidade dos conceitos e a metodologia utilizada pelos professores, que ainda se concentra na memorização e repetição de conceitos. Entre as metodologias que podem integrar o processo de ensino e aprendizagem, destacamos a utilização da experimentação investigativa interligada com a Química Forense. Embasado no cenário, este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades das atividades experimentais investigativas, associadas aos aspectos da Química Forense, na aprendizagem de conteúdos químicos. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo classificada como exploratória, referente aos objetivos, e em relação aos procedimentos é definida como pesquisa pedagógica. Realizamos este estudo em uma escola estadual localizada na cidade de Areia – PB, contando com a participação de 43 estudantes de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio (EM). Com vistas a possibilitar a produção dos dados, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) composta por nove momentos didáticos. Os dados obtidos foram analisados a partir das etapas propostas pela análise de conteúdo, originando 3 (três) categorias analíticas: (I) “Primeira coisa que vi ser bom em Química”: a Química Forense no ensino médio; (II) “Resolvendo crimes, aprendendo Química”: a experimentação investigativa baseada em aspectos da Química Forense e; (III) “Após o recolhimento e investigações periciais chegamos à seguinte conclusão”: refletindo a relevância dos conhecimentos químicos na resolução de crimes. Considerando os resultados alcançados, reconhecemos que estes revelaram que o uso da experimentação investigativa associada à Química Forense facilitou a compreensão dos conceitos químicos e tornou o processo de ensino mais envolvente, dinâmico e participativo. Dessa forma, concluímos que as metodologias inovadoras, como a experimentação investigativa, têm um potencial considerável para despertar o interesse dos estudantes e possibilitar um melhor entendimento dos conceitos trabalhados, o que não é comum nas aulas que utilizam o modelo tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímica e Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAF02072024 - MQ091.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons