Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Pedro Victor Rocha-
dc.date.accessioned2017-12-04T15:17:37Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2017-12-04T15:17:37Z-
dc.date.issued2017-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3054-
dc.description.abstractThe discipline in prisons is a subject obscure and without much literature that the case because the prison is the place of the undesirable. The discipline in prisons have an important function in the context of rehabilitation, in peaceful coexistence within the unity between the prisoners and the prison guards as well as the relationship between their own prisoners. The rehabilitation in prisons is discussed by some theorists in the area, but does not reveal with such sharpness as it is deployed. Based on this assumption, this study aims to show that reality from research structured and semi-structured qualitative and quantitative factors that influence the relationship "harmony" between individuals and how the discipline imposed culminates in the resocialization of internal. The research was performed at the Center for Rehabilitation of Women Maria Júlia Maranhão with prisoners and prison officers who reported the day-to-day for unity, and in participatory observation of the researcher, from which it was noticed that the system of discipline applied causes negative feelings and frustration with the rehabilitation on the part of the internal; and in view of the functional body conviction of efficient work and qualified without any critical perception in activity that is undertaken. We, therefore, clarify and present this field impenetrable caused by the culture of social exclusion. In this way, as general results we have 40% of prisioners have aged between 18 and 25 years, 73% are black and 43% have incomplete primary education; while 63% of the penitentiary agents presents age between 31 and 40 years, 55% consider themselves to be mixed and also 55% expressed have higher education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-12-04T15:17:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PVRM04122017.pdf: 1911499 bytes, checksum: e2dfaf6fe69fee1790b26af141b0ab9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-04T15:17:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PVRM04122017.pdf: 1911499 bytes, checksum: e2dfaf6fe69fee1790b26af141b0ab9b (MD5) Previous issue date: 2017-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectPrisãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titleProcesso de ressocialização e convívio interno: um olhar pela disciplina aplicada numa prisãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Luziana Ramalho-
dc.contributor.advisor2Ribeiro, Luziana Ramalho-
dc.description.resumoA disciplina nos presídios é um assunto obscuro e sem muita literatura que o trate porque a prisão é o lugar do indesejável. A disciplina nos presídios têm uma função importante na perspectiva da ressocialização, na convivência no interior da unidade entre as reeducandas e os agentes penitenciários como também na relação entre as próprias apenadas. A ressocialização nos presídios é discutida por alguns teóricos da área, mas não revelam com tanta nitidez como é implantada. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo mostrar essa realidade a partir de pesquisa estruturada e semiestruturada de caráter qualitativo e quantitativo os fatores que influenciam na relação “harmoniosa” entre os indivíduos e como a disciplina imposta culmina ou não na ressocialização das internas. A pesquisa foi realizada no Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão com as reeducandas e agentes penitenciárias que relataram o dia-a-dia da unidade, e na observação participativa do pesquisador, a partir da qual foi percebido que o sistema de disciplinamento aplicado ocasiona sentimentos negativos e a frustação com a ressocialização por parte das internas; e na visão do corpo funcional convicção de trabalho eficiente e qualificado sem nenhuma percepção crítica na atividade que é desempenhada. Buscamos, com isso, esclarecer e apresentar esse campo impenetrável causado pela cultura da exclusão social. Desse modo, como resultados gerais temos que 40% das reeducandas têm faixa etária entre 18 e 25 anos, 73% são negras e 43% têm o fundamental incompleto; enquanto que 63% das agentes penitenciárias apresenta idade entre 31 e 40 anos, 55% se consideram pardas e também 55% expressa ter ensino superior completo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentServiço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PVRM04122017.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons