Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30578
Tipo: TCC
Título: Maria alves de oliveira arnor: a trajetória de uma gestora educacional do município de Jacaraú-pb (1995-2016)
Autor(es): Silva, Amanda Do Carmo Da
Primeiro Orientador: Assis, Francymara Antonino Nunes de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo rememorar a trajetória profissional da educadora Maria Alves de Oliveira Arnor, a partir de fontes documentais e depoimentos orais, no período de 1995 a 2016. O recorte histórico foi escolhido porque abrange o início do trabalho de Maria Alves como professora, até o ano em que ela faleceu, quando ainda trabalhava no município. Como objetivos específicos elencamos apresentar a trajetória profissional da educadora em tela e apontar as contribuições de seu trabalho para as escolas do município de Jacaraú. Para a realização do trabalho, fizemos uso da metodologia da história oral temática, por meio de depoimentos orais, colhidos a partir de entrevistas sobre história de vida e de questionários. A construção do referencial teórico se deu a partir de autores se debruçam sobre a história de vida de professores, com ênfase nas obras de Moraes (2004), Nóvoa (1995), Bosi (2003) e Delory (2016), Almeida (1998), Pinheiro (1998), que nortearam as análises das narrativas dos entrevistados. Pudemos perceber várias marcas significativas na trajetória de vida e de trabalho narradas por excolegas, ex-alunos e filhos de dona Maria Alves como: o prazer de estudar, a mudança na educação da região a partir de sua atuação, a satisfação de ensinar, o zelo e dedicação pelo trabalho, características de uma profissional que se tornou reconhecida e respeitada no município.
Abstract: This study aims to remember the professional career of educator Maria Alves de Oliveira Arnor, based on documental sources and oral evidence from 1995 to 2016. The historical section was chosen because it covers the beginning of Maria Alves' work as a teacher, up until the year she died. The specific objectives are to present the professional career of the educator in question and to point out the contributions of her work to the schools in Jacarau city. For developing this work, we used the thematic oral history methodology, through oral statements, collected from interviews about life history and questionnaires. The theoretical reference development was based on authors who focusing on teachers’ life stories, emphasizing the works of Moraes (2004), Nóvoa (1995), Bosi (2003) and Delory (2016), Almeida (1998), Pinheiro (1998), which guided the analysis of the interviewed narratives. We were able to understand several significant marks in the life and work career narrated by former colleagues, former students and Mrs. Maria Alves’ children, such as: the pleasure of studying, the change in education of the region as a result of her work, the teaching satisfaction, the caring and dedication for her work, characteristics of a professional who has become recognized and respected in the city.
Palavras-chave: Trajetória docente
História de vida
Vida de professores
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30578
Data do documento: 8-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaDoCarmoDaSilva_TCC.pdfTCC2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AmandaDoCarmoDaSilva_TERMO.pdfTERMO397,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons