Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30579
Tipo: | TCC |
Título: | Educação ambiental na BNCC : uma análise com foco nas ciências da natureza do ensino fundamental |
Autor(es): | Felizardo, Elilde da Silva |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Joel Araújo |
Resumo: | A Educação Ambiental emergiu como um despertar de consciência diante das questões envolvendo a preservação dos ecossistemas, dos recursos naturais e da nossa própria existência. No contexto dos Anos Iniciais, contribui para o desenvolvimento de sensibilização para as questões ambientais e senso de cidadania e responsabilidade para como atuamos nessa realidade. Entretanto, a Educação Ambiental nem sempre está presente no cotidiano escolar. Nesse contexto, a presente pesquisa monográfica teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental está integrada e abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco nas Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma análise no documento da BNCC, por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Para uma interpretação mais aprofundada dos dados, foram estabelecidas categorias de análise fundamentadas nas macrotendências conservacionista, pragmática e crítica da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima (2014). Com base na análise constatou-se que das 48 habilidades do ensino de Ciências nos Anos Iniciais, apenas 06 delas abordam temas relacionados à Educação Ambiental, estando mais alinhadas com as macrotendências conservacionista e pragmática, enfatizando a preocupação com a conservação dos recursos naturais e a promoção de práticas sustentáveis. Contudo, a ausência da macrotendência crítica sugere uma omissão na abordagem mais reflexiva e crítica das questões ambientais no currículo de Ciências para os Anos Iniciais |
Abstract: | Environmental Education emerged as an awakening of awareness regarding the issues involved in preserving ecosystems, natural resources and our own existence. In the context of the Early Years, it contributes to the development of awareness of environmental issues and a sense of citizenship and responsibility for how we act in this reality. However, Environmental Education is not always present in everyday school life. In this context, the present monographic research aimed to analyze how Environmental Education is integrated and addressed in the National Common Curricular Base (BNCC) with a focus on Natural Sciences in the Initial Years of Elementary School. To this end, an analysis was carried out on the BNCC document, using the content analysis technique proposed by Bardin (1977). For a more in-depth interpretation of the data, analysis categories were formulated based on the conservative, pragmatic and critical macro trends in Environmental Education proposed by Layrargues and Lima (2014). Based on the analysis, it was found that of the 48 skills taught in Science in the Early Years, only 6 address topics related to Environmental Education, being more aligned with conservationist and pragmatic macrotrends, emphasizing the concern with the conservation of natural resources and the promotion of sustainable practices. However, the absence of the critical macrotrend suggests an omission in the more reflective and critical approach to environmental issues in the Science curriculum for the Early Years. |
Palavras-chave: | Educação ambiental BNCC Ensino de ciências Anos iniciais |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30579 |
Data do documento: | 7-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElildeDaSilvaFelizardo_TCC.pdf | TCC | 717,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ElildeDaSilvaFelizardo_TERMO.pdf | TERMO | 176,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons