Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30597
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas adotadas para precificação de produtos e/ou serviços a partir das experiências dos microempreendedores Vale do Mamanguape
Autor(es): Silva, Gisele Souza da
Resumo: O propósito deste estudo foi explorar as práticas desenvolvidas pelos microempreendedores do Vale do Mamanguape/PB na precificação de seus serviços/produtos fabricados. Adotando uma abordagem descritiva, o estudo coletou informações de forma detalhada por meio de uma pesquisa do tipo survey, visando a obtenção de dados e informações pertinentes. Para isso, utilizou-se um questionário virtual via Google Forms, composto por questões de múltipla escolha, respondido por uma amostra de 30 microempreendedores. Estes responderam sobre seu entendimento acerca dos conceitos de custo, valor, lucro e a relevância de cada uma destas variáveis, bem como os critérios empregados na formação de preços. Os resultados revelaram que aproximadamente 30% dos entrevistados enfrentam dificuldades na precificação, especialmente na compreensão e distinção dos custos e despesas associados à fabricação de produtos ou prestação de serviços. Isso evidencia que alguns empreendedores ainda carecem de orientação quando se trata de estabelecer preços competitivos. Porém, a maioria já se apresenta mais familiarizada com essa variável. A elucidação dos desafios enfrentados pelos microempreendedores na definição dos preços de seus produtos apontados nesta pesquisa leva à busca de conhecimentos além dos relacionados à formação do produto e as concepções econômicas que o envolvem, incluindo o custo e a formação de seu preço, sendo esse último imprescindível para a sustentação do empreendimento. Essa afirmação pode ser corroborada quando se observa que existe um nível satisfatório de instrução dos respondentes desta pesquisa, cerca de 70%, que leva a concluir que a precificação é uma associação de conhecimento técnico, teórico e de mercado.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Práticas
Precificação
Custo
Valor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30597
Data do documento: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiseleSouzadaSilva_TCC.pdfTCC286,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GiseleSouzadaSilva_TERMO.pdfTERMO262,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons